PAULO PORTAS, O OVO E A GALINHA
A história do ovo e da galinha, ou a dúvida sobre o que surgiu primeiro, tem dividido opiniões, mas o ministro da Defesa, Paulo Portas, defendeu ontem em Bissau que, sobre a questão, “a doutrina divide-se”.
A pergunta, inesperada, foi levantada por um jornalista guineense que, depois de Paulo Portas falar sobre as razões da sua estada em Bissau, foi provavelmente confrontado com a pergunta mais inesperada da sua vida e feita com o ar mais sério deste mundo.
O diálogo, curto e inesperado, decorreu a bordo da fragata ‘Vasco da Gama’, que se encontra ao largo de Bissau, e foi, no mínimo, bizarro.
“Senhor ministro, só para satisfazer a minha curiosidade: ovo ou galinha? Quem nasceu primeiro?”, perguntou o jornalista, no meio da surpresa geral, tal o“atrevimento”. Portas, respondeu, naturalmente surpreendido: “Como?”. “Ovo e galinha. Qual deles nasceu primeiro?”, repetiu o jornalista, ávido pela resposta.
“A doutrina divide-se”, respondeu quase de imediato o ministro, não conseguindo, depois, disfarçar uma gargalhada sonora, o que levou os restantes jornalistas presentes, até então atónitos e expectantes, a rir a bandeiras despregadas.
O inquiridor, sempre impassível, ficou satisfeito e embarcou, logo depois, no helicóptero que o trouxe de regresso a terra firme, onde seria confrontado com muita curiosidade em torno das suas motivações em tão inusitado episódio. O jornalista é estagiário do ‘Nô Pintcha’ – que significa Avante –, um jornal fundado logo após a independência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt