Portugueses aderem cada vez mais aos pacotes de comunicações
As ofertas que combinam quatro ou cinco serviços são os preferidos dos portugueses.
Os portugueses aderem cada vez mais à combinação de serviços de telecomunicações e os números são reveladores: no final de junho existiam no nosso país 4,7 milhões de subscritores de serviços em pacote. O que representa mais 107 mil (ou 2,3%) do que no mesmo trimestre do ano passado. O crescimento deve-se à migração contínua de clientes para ofertas que agregam mais serviços e, nesse universo, os pacotes que combinam quatro ou cinco serviços foram os que mais cresceram, ganhando 159 mil clientes e passando a contar com 2,7 milhões de utilizadores. Cada cliente nestas circunstâncias (que aglomera quatro ou cinco ser- viços) gasta, em média, 47,46 euros pelo pacote que subscreve, segundo a Anacom.
O segundo modelo de serviços mais usado em Portugal, em junho, era o ‘triple play’, que agrega três serviços e somava nesse mês 1,6 milhões de subscritores (34,5% do total de clientes com ofertas em pacote). Verificou-se ainda que é nesta tipologia que o número de clientes mais tem caído: desde 2015, o número de clientes com 3P caiu 3,5%.
Os dados compilados pelo regulador mostram ainda que o segmento residencial representa 86,8% dos subscritores de ofertas em pacote. Já no segmento não residencial destaca-se o peso dos pacotes que juntam apenas duas ofertas. Segundo a mesma fonte, nos primeiros seis meses do ano, os serviços em pacote renderam aos operadores de telecomunicações 1096 milhões de euros – mais de metade das receitas retalhistas (53,7%) e mais 9,1% do que no mesmo período do ano passado. Nos últimos quatro trimestres os proveitos com serviços em pacote têm crescido a uma média de 9%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt