MP recebe queixa contra Ricardo Araújo Pereira e SIC por humor sobre Marcelo

Conteúdo do programa vai ser alvo de um processo de inquérito.

23 de setembro de 2023 às 01:30
Rábula foi acompanhada por várias fotomontagens Foto: SIC
Rábula foi acompanhada por várias fotomontagens Foto: SIC

1/2

Partilhar

O Ministério Público (MP) recebeu uma queixa-crime de particulares contra Ricardo Araújo Pereira e a SIC pela rábula com o Presidente Marcelo emitida no passado domingo no âmbito do programa ‘Isto é Gozar com Quem Trabalha’, tal como avançou o ‘Nascer do SOL’.

O semanário reproduz parte da denúncia feita ao MP e explica que os queixosos consideram estar em causa a prática de “crimes de ofensa à honra do Presidente da República” e “ultraje de símbolos nacionais e regionais”. “Tudo com recurso a imitação de voz e postura, uso de imagens reais do visado, fotomontagens, manipulação de retratos e imagens verídicas, sobreposição de adereços impróprios e obscenos, colagem a imagens autênticas de militares das forças armadas em desfile e continência (…) num contexto de cerimónia nacional, símbolos e insígnias nacionais”, explicita a denúncia, feita por um cidadão anónimo que se diz “chocado” com o que viu e ouviu no programa de humor de Ricardo Araújo Pereira.

Pub

Em causa estão frases em que o comediante se refere ao Presidente da República como “é o magistarado da nação” ou como “Marcelo Rebarbado de Sousa”.

Cabe agora ao Ministério Público abrir um processo de inquérito, o que dará início a uma investigação sobre o conteúdo humorístico.

Pub

Frases

"O mais alto magistarado da Nação (...) é óbvio porque é que é o mais alto...

"Está em cima de um andaime a mandar bocas cá para baixo"

Pub

"Duas gajas, a mais nova é melhor que a outra (...) já sei como é que as vou condecorar às duas. Uma Ordem de Mérito, mãe. Comenda filha"

"Senta-te aqui ao protocolo do papá"

"Marcelo rebarbado de Sousa"

Pub

"No segundo mandato, os Presidentes da República ficam duros com o Governo. Marcelo fica só mais duro (...) fica muito claro que nos últimos anos não tem pensado noutra coisa"

"(...) fazer considerações sobre a prateleira de uma cidadã"

"As coisas que a gente pensa não têm de sair todas por aqui (boca). Faça como as leis. Não promulgue logo"

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar