Redes sociais da Meta dominam ranking das mais populares e utilizadas no mundo
Facebook lidera e WhatsApp e Instagram mantêm a sua posição entre as plataformas preferidas a nível mundial.
Mais um ano que passou e o Facebook mantém-se imune às polémicas e às acusações de abuso de posição dominante por parte da Comissão Europeia. A plataforma de Mark Zuckerberg continua a ser a rede social mais popular e utilizada no mundo, com mais de 3,07 mil milhões de utilizadores ativos mensais. Os dados mais recentes inficam que aproximadamente 37% da população mundial utiliza o Facebook pelo menos uma vez por mês.
Segundo informações do site Stadista, citadas pelo 'Media Plus Digital', em 2025 mais de 5,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo usavam redes sociais, o que representa mais de 64% da população global.
Com 2,7 mil milhões de utilizadores, o YouTube, da Alphabet (empresa que também detém a Google), surge na segunda posição entre as redes sociais mais populares, seguido do WhatsApp e do Instagram, ambos da Meta e com cerca de 2,8 mil milhões e 2,4 mil milhões de utilizadores ativos por mês, respetivamente.
As redes sociais focadas em conteúdos de vídeo de curta duração estão a crescer rapidamente, entre elas o Instagram e o TikTok, da chinesa ByteDance, que surge em quinto lugar, com 1,67 mil milhões de utilizadores ativos mensais e um tempo médio de sessão superior a 95 minutos por dia, um dos mais altos do mundo.
Da lista, destaque para a chinesa Xiaohongshu, que foi a plataforma que mais cresceu nos últimos cinco anos (3400%). Conhecida em países de língua inglesa como RedNote ou Little Red Book, a plataforma combina as funcionalidades do Instagram, Pinterest, TikTok e Amazon e tem 1,76 milhões de utilizadores.
A WeChat ocupa a sexta posição, seguida de Telegram, Messenger (que também pertence à Meta), SnapChat, Viber, Douyin, Kuaishou, Spotify, Baidu e X.
A crescer está, também, a Sora 2, rede social da OpenAI que cria vídeos com recurso a inteligência artificial. No entanto, com 'apenas' 2 milhões de utilizadores ativos por mês, ainda é pequena em comparação com os grandes concorrentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt