Repórteres de guerra de todo o mundo exigem entrada em Gaza
Mais de duas centenas de jornalistas internacionais assinam petição #freedomtoreport dirigida a Israel e ao Hamas.
Duas centenas de jornalistas de todo o Mundo, a maioria dos quais experientes repórteres de guerra, assinam a petição ‘Freedom to Report’ que tem por objetivo imediato exigir a Israel e ao Hamas o acesso da imprensa à Faixa de Gaza. A iniciativa, divulgada esta segunda-feira, está a ser preparada há vários dias e foi rubricada pela maioria dos jornalistas portugueses especializados na cobertura de conflitos.
O autor da petição é André Liohn, repórter de guerra e autor do documentário “Você não é um soldado”, que pretende “aproveitar esta união entre jornalistas” para “outras iniciativas no futuro”. Em declarações ao CM, Liohn referiu ainda que “o bloqueio de Israel não é a única dificuldade no acesso a Gaza”. “Há vários obstáculos antes de chegarmos a Benjamim Netanyahu, nomeadamente de ordem económica, política e até burocrática”.
A petição exige ainda o respeito pelo estatuto dos jornalistas nos termos do direito internacional, nomeadamente a Convenção de Genebra, e a defesa da verdade que nunca poderá ser ditada por quem empunha armas ou controla fronteiras.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt