Revista ‘Visão’ condenada a pagar 150 mil euros
Caso remonta a 2013 e começou com uma reportagem na revista sobre alegadas ingerências no Fantasporto.
O Tribunal da Relação de Lisboa condenou a revista ‘Visão’ a pagar uma indemnização de 150 mil euros à cooperativa Cinema Novo, que organiza todos os anos o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto.
A notícia foi dada este domingo pela diretora do evento, Beatriz Pacheco Pereira, na sua página da rede social Facebook, e confirmada pela própria ao CM.
"É claro que é verdade", disse a diretora, que divide a responsabilidade do festival com Mário Dorminsky, mas que não quis adiantar mais pormenores sobre o assunto. "O que havia a dizer, está dito", rematou.
O caso remonta a 2013, quando uma reportagem publicada na Visão aludia a uma denúncia, junto do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, de eventuais ilegalidades na organização do evento, nomeadamente fuga ao IVA e falsificação do número de espectadores.
O caso foi arquivado por falta de provas, mas entretanto Dorminsky e Beatriz Pacheco Pereira acusaram o autor do artigo de ter propósitos políticos – uma acusação que lhes valeu, em 2016, uma indemnização por difamação no valor de 3120 euros.
Desde logo, os acusados manifestaram intenção de recorrer. Contactada, a diretora da revista ‘Visão’, Mafalda Anjos, disse desconhecer a decisão do Tribunal.
"O processo é antigo e sou diretora da revista há menos tempo do que isso. Independentemente desse facto, ainda não fomos notificados, portanto não vamos fazer comentários sobre o assunto."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt