RTP e TVI cortam com audiências

Canais saem da CAEM em rota de colisão com os restantes associados.  

07 de maio de 2013 às 02:36
Partilhar

A polémica em torno da medição de audiências atingiu ontem um ponto crítico. A RTP e a TVI anunciaram o abandono da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), na sequência da decisão desta de não permitir uma auditoria final ao serviço de audimetria prestado pela GfK.

Ao que o CM apurou, a TVI já não se fará representar hoje na assembleia geral da CAEM que elegerá a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) como nova presidente da comissão. A estação de Queluz alega que existe falta de transparência no processo e considera que os dados de audiência da Marktest são os únicos oficiais.

Pub

A RTP também não deverá comparecer . No entanto, devido aos estatutos da CAEM, o CM sabe que a estação pública continuará ligada à comissão até julho. Além disso, manterá contactos com a GfK Internacional.

Em comunicado, a direção da CAEM lamentou a decisão e apelou a que as estações "possam reconsiderar a sua decisão". Já Manuela Botelho, secretária geral da APAN, afirma ao CM que a posição da RTP e da TVI "menospreza o resto dos associados da CAEM" e diz esperar que os canais "tenham considerado as consequências que a saída da autorregulação pode ter".

Pub

A saída da CAEM resulta do facto de RTP e TVI considerarem que aquele organismo deixou de ser "capaz de representar todos os interesses do mercado". Em comunicado, lembram que, em conjunto, representam "metade do valor de publicidade em televisão" e pagam "44,5% do custo do serviço a auditar".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar