RTP prepara saída de 250 trabalhadores

Objetivo é compensar o fim da publicidade, que reduz receitas anuais em seis milhões de euros.

09 de outubro de 2024 às 01:30
Presidente da RTP, Nicolau Santos, na conferência 'O Futuro dos Media' Foto: João Cortesão
Partilhar

O Governo quer avançar com uma reestruturação na RTP que poderá levar à saída negociada de 250 pessoas, diss, na terça-feira, o ministro dos Assuntos Parlamentares. Pedro Duarte esclareceu que essas potenciais saídas serão “saídas voluntárias de trabalhadores que estão em situação de pré-reforma”, mantendo um “ambiente de paz social” e concertado com os sindicatos. O objetivo passa pela contratação de um novo trabalhador com perfil digital por cada duas saídas.

O plano de rescisões custará 19,9 milhões de euros, mas permitirá à empresa pública, que tem atualmente 1800 funcionários, poupar cerca de 7,3 milhões de euros por ano. A reestruturação tem como objetivo compensar o fim previsto das receitas com publicidade na RTP, que terá um impacto de 18 milhões de euros até 2027 (seis milhões por ano). “O financiamento assente em dinheiros públicos impõe uma obrigação reforçada de se atingir uma gestão eficiente. A RTP procurará, nos próximos anos, fazer diferente e melhor, sem necessariamente consumir mais recursos”, disse o governante.

Pub

Na terça-feira, na conferência ‘O Futuro dos Media’, que decorreu em Lisboa, Nicolau Santos alertou que “a saída da RTP do mercado publicitário também significa uma perda de relevância da RTP” e que ter um serviço público “mais fraco” é ter também “uma democracia mais fraca”. O presidente da rádio e televisão pública disse ainda, em resposta a Francisco Pedro Balsemão, da Impresa (SIC), que “sem a Google e o Facebook, a publicidade no digital em Portugal vale 176 milhões de euros”. “Quanto é que a RTP tem destes 176 milhões? 1,3 milhões! Não venham dizer que é isto que afeta os privados no setor digital”, rematou (ver págs. 10 e 11).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar