RTP recebe 3,7 milhões via aumento de capital
Governo regulariza valor remanescente do subfinanciamento do Estado com a RTP no período anterior a 2003.
O Estado (acionista único da RTP) vai proceder este ano a um aumento de capital da empresa pública de rádio e televisão de 3,7 milhões de euros. Esta medida visa a regularização do valor remanescente que resultou do subfinanciamento do Estado com a RTP relativo ao período anterior ao ano de 2003, apurou o CM
No total, o grupo público reclama o pagamento de 26,7 milhões de euros. Este é o valor da dívida que foi sancionado pela Direção-Geral de Concorrência da Comissão Europeia nas decisões de 2006 e 2011. No ano passado, e também no âmbito deste acordo, o Estado procedeu a um aumento de capital da RTP na ordem dos 6,7 milhões de euros. Contas feitas, resta ao Estado pagar 16,3 milhões, o que deverá acontecer faseadamente ao longo dos próximos anos.
Questionado pelo CM, o Ministério das Finanças não esclareceu de que forma será feito o restante pagamento nem se pensa cumprir o aumento de capital previsto para este ano. Já a RTP optou por não comentar.
Este ano, a empresa pública liderada por Gonçalo Reis receberá ainda 173,3 milhões de euros da Contribuição para o Audiovisual (paga pelos consumidores na fatura da eletricidade).
Por definir está ainda o futuro do arquivo audiovisual da RTP. De recordar que, em 2011, a Direção-Geral do Tesouro entregou à empresa pública 150 milhões de euros como adiantamento para a aquisição do arquivo audiovisual. A atual administração pretende ficar com o acervo e com o dinheiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt