SIC e TVI não vão realizar debates
Alterações à lei eleitoral não deverão ser aprovadas a tempo das europeias.
Na sexta-feira, na Assembleia da República, o projeto de alterações à lei eleitoral do PSD/CDS baixou à Comissão de Direitos Constitucionais para reapreciação, já o do PS foi chumbado, mas a SIC e a TVI mantêm a decisão de não fazer debates nas eleições europeias (25 de maio).
A RTP ainda não "tomou uma decisão", diz ao CM José Manuel Portugal. O diretor de Informação do canal público recorda que o comunicado dos três canais generalistas era "contra os dois projetos", mas, com o chumbo do diploma dos socialistas, "agora cada um decide por si".
"Enquanto a lei não mudar, mantemos a nossa posição", disse ao CM Luís Marques, diretor-geral de conteúdos da SIC. Para o diretor de Informação da TVI, "nada mudou", a lei em vigor é a mesma, portanto, diz José Alberto Carvalho, "não tenho nenhuma razão para mudar de opinião".
No comunicado conjunto, os canais disseram que, se for aprovada uma lei que "interfira na liberdade editorial", terão de abdicar, novamente, de fazer a cobertura das campanhas eleitorais ou de realizar debates entre candidatos, mantendo os critérios editoriais adotados nas autárquicas.
Para os canais, "o enquadramento legislativo relativo à atividade dos órgãos de comunicação social em período eleitoral é desajustado, confuso e interfere de forma inaceitável na liberdade editorial". Mas o PSD considera que, com a atual lei e "algum bom senso", há "condições para que a campanha esclareça os eleitores e haja a devida cobertura mediática".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt