Sindicatos bancários responsabilizam a TVI

Estruturas sindicais dos bancários preocupadas com os postos de trabalho.

14 de maio de 2016 às 18:16
13-05-2016_22_51_01 11812447.jpg Foto: DR
Partilhar

As estruturas sindicais dos bancários não vão, para já, encetar qualquer iniciativa a propósito da ação judicial do Banif contra a TVI, que, na noite de 13 de dezembro de 2015, anunciou que o banco seria intervencionado no dia seguinte. Mas asseguram que vão acompanhar o processo que "fragilizou o Banif e as relações de trabalho acelerando a perda de postos de trabalho".

Rui Riso, presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), entende que "há entidades próprias para esgrimir a questão". E acredita que a notícia da TVI, "com aquela dimensão", provoca um "efeito negativo em qualquer instituição". A "notícia alarmista contagiou os clientes que lá tinham dinheiro", "fragilizando" o banco. "Ao sindicato não compete processar a TVI, mas vamos acompanhar este processo porque nos incomoda terem-se perdido postos de trabalho, que já estavam em causa mesmo antes da notícia", frisa.

Pub

Já o secretário-geral-adjunto da UGT afirma que a notícia da TVI "provocou constrangimentos", apressando "a venda do Banif" e pondo em risco "quase mil trabalhadores".

O conselho de redação da TVI, questionado pelo CM, considera "inaceitável que a informação do canal e os seus profissionais sejam postos em causa e que este caso seja alvo de aproveitamento político ou sirva para alijar responsabilidades das entidades envolvidas". A TVI não fez comentários e Sérgio Figueiredo, diretor de informação, esteve incontactável.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar