Trabalhadores da RTP contra Israel na Eurovisão

Administração do canal público de televisão está a ser pressionada para tomar uma posição. Espanha, Eslovénia e Islândia já condenaram a permanência de Israel no certame.

10 de maio de 2025 às 01:30
Israel será representado por Yuval Raphael na edição deste ano da Eurovisão, que se realiza na próxima semana Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A menos de uma semana da primeira semifinal da Eurovisão - acontece terça-feira -, alguns sindicatos e também vários trabalhadores da RTP continuam a apelar à exclusão de Israel do concurso e a pressionar o Conselho de Administração da RTP para que se posicione publicamente contra a participação daquele país no evento (Israel será representado pela cantora Yuval Raphael). Em causa está o genocídio em curso em Gaza. O apelo foi lançado primeiramente por quatro sindicatos nacionais (Sindicato dos Jornalistas, Sindicato dos Meios Audiovisuais, Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual e Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações), e depois pela Comissão de Trabalhadores da RTP e pela subcomissão de trabalhadores da RTP do Porto.

Até este sábado, o presidente da RTP, Nicolau Santos, que já se reuniu com o Comité de Solidariedade com a Palestina, ainda não assumiu qualquer compromisso, alegando a necessidade de concertar a posição da RTP em assuntos deste cariz com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Pub

De recordar que as emissoras públicas de televisão de Espanha, Eslovénia e Islândia já condenaram a permanência de Israel no festival.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar