TV arrisca perder espaço para a net
Comissão Europeia alerta que mudanças podem trazer custos financeiros.
A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a futura utilização da banda de radiodifusão televisiva UHF, depois de um relatório sugerir que esta deve ser dedicada em exclusivo à banda larga. Bruxelas apela à participação de todos os cidadãos na recolha de opiniões, uma vez que as decisões sobre a matéria podem obrigar à substituição dos televisores.
Num relatório sobre o futuro da UHF, o ex-comissário Pascal Lamy propõe três medidas a serem implementadas em três fases. A primeira passa por dedicar a banda dos 700 MHz – atualmente utilizada pelas redes de transmissão terrestre – exclusivamente à banda larga sem fios até 2020.
A segunda respeita à regulação da segurança e estabilização da transmissão terrestre no restante espetro UHF até 2030 e a terceira aponta para uma análise aos desenvolvimentos tecnológicos e do mercado em 2025.
Antes da decisão final, Bruxelas quer ouvir o que têm a dizer o setor e os cidadãos, sublinhando que qualquer evolução afetará a "quantidade e a qualidade dos serviços de comunicações móveis e de radiodifusão e poderá implicar adaptações de equipamento", como os televisores.
A consulta termina a 12 de abril de 2015 através de um questionário disponível na página de internet da comissão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt