TV pública foi campeã de queixas em 2015
70 reclamações contra o programa ‘Prós e Contras’ da RTP.
A RTP foi o canal que teve mais queixas na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em 2015. Ao CM, fonte oficial do organismo presidido por Carlos Magno informou que, no ano passado, deram entrada 144 queixas contra a televisão pública, enquanto que a TVI gerou 131 participações e a SIC se ficou pelas 70 reclamações. No total, o regulador dos media recebeu 405 queixas relativas a serviços de programas televisivos, menos 553 do que em 2014. Nesse ano, a SIC, com 356 reclamações, foi a mais visada pelos telespectadores, seguida da RTP 1 (301 queixas) e da TVI (143 queixas).
Na RTP, o programa com mais participações na ERC foi o ‘Prós e Contras’, com 70 entradas. Destas, 59 diziam respeito à autopromoção da edição emitida a 14 de setembro e que tinha como mote a interferência dos partidos no sistema judicial. A ERC considerou "improcedentes" as queixas recebidas, "uma vez que não se comprovava a existência de uma violação às regras gerais da atividade televisiva, como sejam o respeito pelo pluralismo político e pela isenção da informação".
‘Casa dos Segredos 5 – Luta pelo Poder’ foi o programa da TVI que mereceu mais queixas (26 no total). O processo referente a estas reclamações ainda se encontra em curso. Na SIC, o programa ‘Ídolos’ foi o que mais queixas gerou (14). A ERC considerou que a estação de Carnaxide violou a lei da TV por ter ridicularizado as características físicas de um menor. Não foi aplicada qualquer coima.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt