RTP não pode contratar serviços da antiga produtora do gestor.
Nuno Artur Silva, administrador da RTP para a área dos conteúdos, continua a ser o dono das Produções Fictícias, mais de um ano depois de ter entrado na empresa pública.
Impedido de contratar a produtora que liderou nos últimos vinte anos, Nuno Artur Silva tem recorrido à colaboração de uma empresa que agrupa guionistas, humoristas e apresentadores que têm ou tiveram ligações às Produções Fictícias e ao canal Q, que fundou. Da Spoiler, empresa constituída em abril do ano passado, fazem parte os humoristas Daniel Leitão e a mulher Joana Marques, que se tornaram conhecidos no programa ‘Altos e Baixos’ do canal Q, bem como vários outros guionistas: Maria João Cruz, Susana Romana e Guilherme Fonseca.
Questionado pelo CM, Nuno Artur Silva não quis prestar nenhum comentário. Já a RTP recusou revelar quais são as produtoras responsáveis pelos programas do canal público, bem como os valores dos contratos celebrados com a Spoiler desde a entrada de Nuno Artur Silva no canal - em fevereiro do ano passado. A estação pública explicou apenas que "quem decide se quer contratar, para cada programa, são as produtoras" e que neste momento "não existe nenhuma relação entre a RTP e as Produções Fictícias, desde que a atual administração [liderada por Gonçalo Reis] tomou posse". Acrescentou ainda que "não existe nenhum impedimento legal pelo facto de Nuno Artur Silva ser acionista das Produções Fictícias e administrador da RTP.
O CM sabe que esta situação já motivou comentários internos na estação pública de televisão. Os produtores independentes queixam-se de que uma resistência em trabalhar com as equipas da Spoiler dificulta a aprovação de projetos.
Atualmente podem ser vistas na antena da RTP 1 as séries de humor ‘Nelo e Idália’ e ‘Donos Disto Tudo’, que estão ligadas à empresa Spoiler.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.