‘Vida Positiva’ ensina portugueses a comer
A RTP 1 vai ensinar os portugueses a comer através de um programa que estreará segunda-feira. ‘Vida Positiva’, assim se chama o formato que tem por objectivo combater a obesidade, irá par o ar três vezes por dia até ao final do ano.
'Vamos promover os hábitos alimentares saudáveis e de actividade no sentido da prevenção da obesidade', afirma ao CM o nutricionista João Breda, que reparte a apresentação de ‘Vida Positiva’ com Marina Caldas, a qual conduzia, na 2: o ‘Haja Saúde’. 'Atingir todos os portugueses através de uma mensagem positiva, dizendo como comer e como combinar os alimentos', é a meta do programa feito pela Direcção-Geral da Saúde com o apoio da Galp, 'a primeira parceria público-privada na Europa na área da Saúde', revela ainda o médico.
O programa estará no ar até ao final do ano e será exibido três vezes por dia. A versão mais alargada, com um total de três minutos, passará à tarde no ‘Portugal no Coração’, no ‘Bom Dia Portugal’ transmitir-se-á a versão mais reduzida (um minuto) e à noite, depois das 23h00, irá para o ar a versão intermédia (dois minutos).
Produzido pela Companhia das Ideias, o ‘Vida Positiva’ contará, diariamente, com a participação de figuras públicas. Para o primeiro dos 195 programas de ‘Vida Positiva’, João Breda e Marina Caldas convidaram o director-geral de Saúde, Francisco George, para falar de ‘Vida Saudável’.
PORTUGAL É BOM NA SOPA
Portugal é dos maiores consumidores de sopa, ocupa o terceiro lugar no ranking do consumo de peixe e está em segundo lugar, atrás da Grécia, em matéria dos designados produtos horto-frutícolas. Mas, para manter esta última posição, 'não podemos deixar de comer sopa', explica ao CM o dr. João Breda. O nutricionista vai recomendar em ‘Vida Positiva’ como combater alguns maus hábitos alimentares e o problema da inactividade física.
Neste domínio, os portugueses são dos piores da Europa. Aqui ficam alguns exemplos: consomem o triplo do tolerável no que respeita ao sal (cada colher de chá tem cerca de 4 gr) e não dão os necessários 7500 a 10 000 passos por dia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt