page view

Plataformas da Meta lideram queixas

Facebook e Instagram com 48% das reclamações recebidas pelo regulador em 2024.

06 de março de 2025 às 01:30

As plataformas da Meta – as redes sociais Facebook e Instagram – foram as que sofreram mais reclamações em 2024, com cerca de 48% das queixas recebidas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). Logo a seguir surge a Google, com 12% das reclamações, seguida do serviço de mensagens WhatsApp, também da Meta, com 8%. Foram ainda registadas reclamações contra a gigante chinesa do comércio eletrónico Temu, a rede social X, o serviço de armazenamento na nuvem Microsoft Onedrive, as redes sociais Snapchat e Reddit e, por último, o serviço de Internet via satélite Starlink (de Elon Musk).

Em comunicado, a Anacom diz que registou 65 reclamações de destinatários de serviços digitais contra prestadores de serviços intermediários (PSI), em 2024. Os assuntos mais reclamados sobre serviços digitais são os conteúdos considerados ilegais pelos destinatários dos serviços (45%); a insatisfação com a suspensão ou desativação de contas consideradas ilegais ou contrárias aos termos e condições pelos PSI (31%); as dificuldades para reclamar, nomeadamente, por impossibilidade de contacto para recorrer de uma decisão tomada pelo PSI, incluindo a falta de disponibilização de pontos de contacto, também foram mencionadas pelos destinatários dos serviços em cerca de 19% das reclamações recebidas. A insatisfação com a decisão dos PSI de remoção ou não remoção de conteúdos denunciados como ilegais é outro dos assuntos mais reclamados (11%).

Recorde-se que a Anacom foi designada autoridade competente e coordenador dos Serviços Digitais em Portugal, responsável pela supervisão e execução do Regulamento dos Serviços Digitais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8