page view

Trump deve adiar lei para venda do TikTok

Negócio continua num impasse e Presidente dos EUA pode dar nova data para aplicação da lei. Tensão com China não ajuda.

10 de junho de 2025 às 01:30

O futuro do TikTok nos Estados Unidos é cada vez mais incerto. É que o Presidente Donald Trump prepara-se para adiar, mais uma vez, a aplicação da lei que exige a venda da rede social, propriedade da empresa chinesa ByteDance, de forma a evitar a suspensão da rede social nos Estados Unidos, segundo avançou o The Wall Street Journal.

A confirmar-se esta informação, será a terceira extensão da data concedida por Trump desde que assumiu a Presidência para um segundo mandato (o processo foi iniciado ainda na Administração Biden). O prazo atual para a aplicação da medida termina a 19 de junho (quinta-feira da próxima semana), mas, tendo em conta que as conversações entre os Estados Unidos e a China pouco têm avançado devido às tensões provocadas pela chamada ‘guerra de tarifas’, a probabilidade de um acordo para a venda ser alcançado até essa data é reduzida.

Apesar do impasse, vários investidores mantêm o interesse em adquirir uma participação na versão norte-americana da aplicação. Entre os interessados destaca-se a empresa de software Oracle, que já tem um acordo com o TikTok desde 2020 para armazenar os dados pessoais dos 170 milhões de utilizadores da plataforma em servidores localizados nos Estados Unidos. Amazon, AppLovin, Blackstone, Andreessen Horowitz Software e o fundador do OnlyFans, Tim Stokely, também já terão mostrado interesse. Mas há muitos outros nomes a aparecer na imprensa norte-americana. Em causa estará um negócio de muitos milhões de euros, uma vez que o TikTok é, atualmente, a rede social em maior crescimento no Mundo, sendo que o território norte-americano não é exceção.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8