Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

7 Vidas dá-nos mais segurança

Francisco Penim quer ganhar músculo na ficção com as adaptações de formatos de sucesso, para, então, ‘arrancar’ com argumentos originais. ‘7 Vidas’ é a primeira aposta da SIC para reduzir a desvantagem nas audiências.
15 de Janeiro de 2006 às 00:00
Francisco Penim e os actores da produção fazem um brinde ao novo caminho que a estação inicia
Francisco Penim e os actores da produção fazem um brinde ao novo caminho que a estação inicia FOTO: Tiago Sousa Dias
A adaptação da série espanhola tem produção de Teresa Guilherme e conta com a própria num elenco constituído por Jorge Corrula, Patrícia Tavares, Rita Salema e Jorge Mourato. É a história de um homem de 30 anos que desperta de um coma de 15 anos para se confrontar com um conjunto de alterações sociais e hormonais.
Francisco Penim não esquece o período negativo que a SIC tem vindo a atravessar e, por isso, está apostado em combater “a curva descendente que se regista há quatro anos”. Foi a pensar nisso que adquiriu – segundo Penim, foi mesmo a primeira compra efectuada no MIP.com, feira do mercado audiovisual, em Cannes – os direitos de ‘7 Vidas’, um sucesso em Espanha.
O facto de ‘arrancar’ com a adaptação de um formato estrangeiro tem uma explicação para a direcção de programas da SIC. “Vamos fazer muita produção nacional em 2006 e temos de nos preparar. Recorrer à adaptação de um formato existente, especialmente quando se trata de uma série de sucesso como esta, dá-nos mais segurança e tranquilidade para encarar o futuro e as produções de raiz”, diz Francisco Penim.
Teresa Guilherme é da mesma opinião e acrescenta que “adaptar até é mais difícil do que criar”. Mas para a responsável pela ficção nacional no canal de Carnaxide “é importantíssimo aprender com o que de bom se faz lá fora”. Para lá do elenco fixo, ‘7 Vidas’ terá actores convidados que, segundo Teresa Guilherme, “desempenharão um papel muito importante”. As gravações iniciam-se quarta-feira e contam com a presença de público ao vivo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)