page view

Adeus a “uma menina que crescia na rádio”

Sofia Morais, jornalista, editora e produtora da TSF, morreu aos 46 anos, vítima de cancro.

01 de agosto de 2017 às 08:30

A jornalista Sofia Morais morreu esta segunda-feira, aos 46 anos, vítima de cancro. Ex-atleta da patinagem do Sporting Club de Tomar, estagiou no semanário ‘Expresso’, em 1992. Mas a sua verdadeira vocação era a rádio e, em 1996, passou a integrar a equipa da TSF. Foi nesta estação de rádio que exerceu, durante mais de 20 anos, as funções de repórter, de editora e de produtora.

Entre outras áreas, acompanhou de forma mais próxima os temas de saúde e justiça, com reportagens, investigação e espaços especializados. "Lembramo-nos dela muito menina, nesta rádio, desde quando esta rádio era, também, ainda, tantas vezes menina. A voz dela acendia na rádio palavras crescidas, palavras que acrescentavam.

Quase só nos lembramos dela na rádio, porque a rádio era a nossa casa", recorda Fernando Alves, uma das vozes mais marcantes da TSF. O jornalista caracteriza Sofia Morais como uma "figura frágil, não obstante a solidez", que, "mais do que uma menina que cresceu na rádio", era "uma menina que crescia na rádio", e com a qual "parecia brincar".

Manuela Goucha Soares, do ‘Expresso’, com quem se cruzou nos primeiros anos da vida profissional, descreve Sofia Morais como uma jornalista "conversadora, afoita e sorridente", que "tinha o hábito de dançar na redação, porque dançava com as palavras".

O funeral sai da casa mortuária da Santa Casa da Misericórdia de Tomar hoje, às 16h00, para o crematório de Coimbra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8