page view

Aldeias afetadas pelos incêndios ainda estão sem comunicações

Louriçal do Campo, no concelho de Castelo Branco, é um dos casos mais preocupantes.

09 de setembro de 2017 às 09:08

Várias aldeias do interior do País estão sem serviços de telefone, televisão e internet na sequência dos inúmeros incêndios que fustigaram a região nos últimos meses.

Um dos casos mais críticos é o de Louriçal do Campo, no concelho de Castelo Branco. O grande incêndio que lavrou na serra da Gardunha, a 14 de agosto, destruiu cabos e postes e deixou a aldeia e duas localidades anexas, Torre e Casal da Serra, sem comunicações. Passadas quase quatro semanas, a MEO, única operadora que chega à freguesia, ainda não repôs as ligações. "A maior parte das pessoas não tem TV, telefone fixo ou acesso à net em casa, mas o mais grave é que esta situação está a afetar serviços na aldeia: o Centro de Saúde não pode passar receitas, a farmácia não pode encomendar medicamentos e a junta e o posto dos correios não podem fazer pagamentos porque dependem da internet", disse ao CM Jorge Jeirinhas, um dos cerca de 600 habitantes de Louriçal.

Pedro Serra, presidente da Junta de Freguesia, afirma já ter contactado a MEO e a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) para saber quando será reposto o serviço mas ainda não obteve resposta. "A população está indignada. Não só por não ter acesso aos serviços que está a pagar mas, sobretudo, pela desconsideração com que tem sido tratada, já que várias pessoas que ligam para o apoio ao cliente ficam horas à espera", remata o autarca.

Contactada, a MEO esclarece que "a reposição da infraestrutura afetada em que está inserida a freguesia de Louriçal do Campo está a ser gradual e continuará nas próximas semanas". Em Castelo Branco "arderam 191 quilómetros de cabo de rede de acesso e 2250 postes" e "80% da rede já está reposta", informa a operadora.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8