Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

ALMERINDO MARQUES APONTA RUMO DA NTV

O presidente do conselho de administração da RTP, Almerindo Marques, e o administrador responsável pela NTV, Luís Marques, reuniram ontem com representantes de toda a estrutura da NTV, nas instalações do Monte da Virgem e posteriormente com responsáveis pela informação e programação.
8 de Março de 2003 às 00:00
Aos trabalhadores foi confirmado o processo em curso de reestruturação, o sentido da integração da NTV na estrutura da RTP, bem como a cessação dos contratados a termo de 25 trabalhadores já amanhã, dia 9, o que por certo terá repercussões na programação do canal desde essa data.

A cessação de contratos a termo, abrangendo jornalistas e técnicos multimédia, deixa, a partir de segunda-feira, a estação depauperada de recursos nas áreas da informação, desporto, edição de grelha ou alinhamento, pós-produção e grafismo. Fonte dos trabalhadores diz não entender como vai sustentar-se a emissão e que esta mesma questão foi posta aos administradores, no encontro, mas que não foi valorizada.

Ainda segundo fontes dos trabalhadores, perante os representantes dos diversos sectores, a administração da RTP reiterou decisão de continuar o objectivo da fusão das redacções e meios técnicos da NTV e RTP e confirmaram que em princípio os trabalhadores contratados a termo cessarão a sua actividade, apesar de afirmarem que estão a tentar minorar os efeitos sociais. Admitiram contudo reintegrar alguns destes trabalhadores até meados do mês de Abril, data prevista para a entrada em vigor do novo figurino informativo e de conteúdos do canal. Os administradores da RTP mostraram sobretudo preocupação com a rentabilização e encaixe de meios da estação.

Refira-se que a reorganização da NTV, cuja marca poderá ficar ainda por algum tempo associada à da RTP, orienta-se pela decisão de criar um canal de conteúdos regionalizados, centrado no Porto, mas aberto a informação e conteúdos regionais de todo o País, optimizando o aproveitamento de recursos técnicos e humanos da RTP.

Para ontem previa-se apenas um encontro com o administrador da RTP, Luís Marques, mas o próprio presidente da RTP compareceu inesperadamente nos estúdios do Monte da Virgem, conferindo importância decisiva à reunião. Almerindo Marques convocou apenas um elemento de cada departamento, nomeadamente da pós-produção, da redacção, da edição de grelha, da coordenação de programas e do conselho de redacção, enquanto os trabalhadores deambularam ansiosos pelas instalações do Monte da Virgem.

Ontem não foi possível contactar qualquer responsável dos sectores da informação e programação da NTV sobre a matéria desta reunião no monte da Virgem.

Entretanto, em declarações à Lusa, Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia manifestou “total disponibilidade” para dinamizar todas as iniciativas que permitam a viabilização da NTV ou a criação de um novo canal regional de TV no Norte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)