Ao saber-se traída pelo marido, "Guida" muda-se para outras paragens, onde os seus platinados cabelos levam o merceeiro "Júlio" a perder a cabeça. Uma divertida produção portuguesa, adaptada de um original argentino.
Maria João Abreu mudou de visual e tornou-se loira platinada, para interpretar a divertida "Guida" de "Bons Vizinhos". Nesta série cómica, que começou há dias a ser exibida na TVI em horário nobre, a actriz volta a contracenar com o marido, José Raposo, aqui no papel do seu vizinho, o merceeiro "Júlio".
Os dois mantêm uma relação de amor-ódio, numa aldeia defensora do burro ibérico, cujos habitantes se tratam por "burro cá", "burro lá"...
A localidade ribeirinha de Rosário, em Gaio, no Montijo, foi "rebaptizada" com o nome de "Maranhota" para servir de palco à acção, nas cenas exteriores desta série de 150 episódios, produzida pela Fealmar e adaptada de um original argentino.
Todos se conhecem na "Maranhota", a "terra de todos os burros", desde que, como reza a lenda na aldeia, um monge, São Junito, assim a apelidou. O burro em que seguia viagem ali parou e recusou-se a andar mais.
O caso entre "Guida Santos" (Maria João Abreu) e "Júlio Ferreira" (José Raposo) tem que se lhe diga. Ao saber-se traída, "Guida" separa-se do marido, "Jorge Santos" (Almeno Gonçalves), presidente do Clube Desportivo da Maranhota, e vai morar para a casa ao lado com os dois filhos, "João" (Miguel Cunha) e "Susana" (Filipa Duarte). O merceeiro "Júlio Ferreira", casado há muitos anos com "Irene" (Cláudia Negrão), de quem tem uma filha, "Carla" (Carla Belito), perde a cabeça pela espampanante nova vizinha.
A ajudar à festa aparecem nesta série de humor as coscuvilheiras "Juju", "Dora" e "Elsa", papéis interpretados, respectivamente, por Anita Guerreiro, Maria José e Natalina José.
INTRIGAS NO FEMININO
Quando toda a aldeia da Maranhota anda ocupada com a organização da festa do dia de São Junito, as três coscuvilheiras da localidade preparam um plano para roubar umas cuecas de "Guida" (Maria João Abreu), conforme instruções recebidas do astrólogo, conhecido pelo "Professor" (Igor Sampaio). Uma intriga que nos vai fazer rir nos episódios de "Bons Vizinhos" que poderemos ver a partir de segunda-feira.
O trio de intriguistas mais não faz do que cumprir instruções do astrólogo, que lhes disse poder, com uma peça de roupa interior de "Guida", evitar que "Irene" (Cláudia Negrão) visse o seu casamento ameaçado pela rival.
Contudo, o "Professor" nada pode fazer, porque as cuecas são novas e uma das coscuvilheiras, "Elsa" (Natalina José) pensa em remediar o que fizeram e tenta estender as cuecas no estendal de "Guida". Nisto, chega "Júlio" (José Raposo), que a ajuda, mas "Guida" vê a cena e imagina que o vizinho é um tarado.
Enquanto isso, os moradores da Maranhota vibram com os golos do promissor futebolista "Beto" (Filipe Monteiro), em cuja carreira o pai, "Justo" (António Cordeiro), deposita todas as esperanças de um futuro melhor para a família. Mesmo lesionado, "Beto" surpreende e a sua equipa ganha o jogo, o que traz expectativas de o jovem vir a ser contratado como ponta-de-lança para um clube espanhol.
GALERIA DE PERSONAGENS
Galeria de personagens
"Júlio Ferreira" (José Raposo). Merceeiro da Maranhota
"Guida Santos" (Maria José Raposo). A "boa vizinha" de "Júlio"
"Irene Ferreira" (Cláudia Negrão). Mulher de "Júlio" e mãe de "Carla"
"Jorge Santos" (Almeno Gonçalves). Presidente do Clube Desportivo da Maranhota
"Carla Ferreira" (Carla Belito). Filha de "Júlio" e de "Irene"
"Elsa Sousa" (Natalina José). Reformada, líder das coscuvilheiras
"João Santos" (Miguel Cunha). Filho de "Jorge" e "Guida"
"Susana Santos" (Filipa Duarte). Filha de "Jorge" e "Guida"
"Estela Bento" (Leonor Alcacer). Cabeleireira e amiga de "Guida"
"Manuel Costa" (João Brás). Sócio de "Júlio" na mercearia
"Joaquim Ferreira" (Carlos Gonçalves). Pai de "Júlio", "Paulo" e "Alzira"
"Paulo Ferreira" (Joaquim Nicolau). Vereador. É irmão de "Júlio"
"Luís Porfírio" (Heitor Lourenço). Solteiro e grande amigo de "Júlio"
"Henrique Gomes" (Octávio de Matos). Médico, casado com "Isabel"
"Juju" (Anita Guerreiro). Solteira. Faz arranjos de roupa na capelista
"Dora Costa" (Maria José). Mãe de "Manuel" e dona da capelista
"Justo Correia" (António Cordeiro). Casado com "Alzira" e pai de "Beto"
"Isabel Gomes" (Fátima Severino). Casada com o médico "Henrique"
"Aurora Carvalho" (Cremilda Gil). Mãe de "Guida", vive fora do bairro
"Rui Gomes" (Pedro Penim). Filho de "Henrique" e "Isabel"
"Ricardo Piriquita" (Alexandre). Filho de um amigo de "Joaquim"
"Alzira Correia" (Maria Henrique). Irmã de "Júlio" e mulher de "Justo"
"Beto Lucas" (Filipe Monteiro). Filho de "Justo", faz carreira no futebol
"Sandra" (Mariana Norton de Matos). Amiga de "Carla"
"Américo" (Vítor Espadinha). Orientador da equipa de futebol
"Dulce" (Sónia Brazão). Mulher casada que se envolve com "Ricardo"
"Fonseca" (Rui de Sá). Faz as foto-reportagens do clube
"Victor" (Victor Emanuel). Amigo de "Justo"
"Marina Barroso" (Paula Castelar). Secretária e cúmplice de "Jorge"
"Manolo San Martin" (Juan Soutullo). Empresário na área do futebol
TVI / Segunda a Sexta - 21h15
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.