page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Canal infantil acusado de censurar beijo homossexual

Panda Biggs censurou cenas na série Sailor Moon Crystal, destinada a crianças dos oito aos 14 anos.

09 de junho de 2018 às 18:58

O canal Panda Biggs censurou cenas que abordavam as temáticas da homossexualidade e transgénero na série Sailor Moon Crystal, destinada a crianças dos oito aos 14 anos. A decisão motivou várias queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), avança a SÁBADO

Uma das queixas foi apresentada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o organismo responsável pela promoção e defesa desses princípios. No entanto, a ERC entendeu que o corte dessas cenas não se traduz em qualquer apelo à discriminação em razão da orientação sexual, decidindo arquivar o processo.

Em causa estavam cenas entre duas personagens, Haruka e Michiru, que – ao contrario do que foi apresentado em versões internacionais da serie japonesa – não são primas mas sim namoradas. A aparência andrógina de uma das personagens e a relação homossexual entre as duas são aparentemente de "apreensão complexa" para as crianças.

Na decisão, a ERC revela quatro participações contra o Panda Biggs, além da queixa apresentada pela CIG. Todas as queixas se referiam aos cortes da cena em que as duas personagens femininas se beijavam, e as demais cenas em que se abordava a questão da identidade de género de uma das personagens. As queixas afirmavam que esses cortes reforçam a "invisibilidade de expressões afectivas não-normativas".

Os queixosos alegam que se tratou de um acto discriminatório com base na orientação sexual, utilizando como exemplo uma cena em que uma personagem masculina força o beijo de uma rapariga, transmitida "sem qualquer pudor sobre o público-alvo".

À ERC, o canal alegou que as cenas eram desadequadas ao público-alvo e ao perfil do canal, afirmando que a sua retransmissão poderia "não ter o melhor acolhimento". "Tratou-se tão-somente de uma apreciação de natureza editorial que nada tem a ver com censura", defendeu o Panda Biggs

"É forçoso reconhecer que as temáticas da homossexualidade e do transgénero ainda não são, no contexto social actual, inteiramente aceites por toda a sociedade portuguesa, originando controvérsia. Pode admitir-se até que sejam de uma apreensão mais complexa para as crianças", afirmou a ERC. "Não se põe, por isso, em causa a liberdade editorial do serviço de programas Panda Biggs, que tem a liberdade de escolher os programas que transmite".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8