Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Casa Pia afasta Ana Leal da TVI

A jornalista Ana Leal decidiu afastar-se, temporariamente, da TVI, devido ao cansaço que acumulou nos últimos dois anos com o trabalho que efectuou na investigação do processo Casa Pia.
13 de Setembro de 2005 às 00:00
Ana Leal
Ana Leal FOTO: Natália Ferraz
“Tem sido um caso desgastante, tanto a nível físico como emocional. Nunca consegui ficar indiferente ao sofrimento das vítimas. Nos últimos meses, apesar de estar grávida, cheguei a trabalhar mais de 16 horas por dia. Não só no processo de pedofilia, mas também na coordenação da Grande Reportagem”, disse Ana Leal ao Correio da Manhã, frisando que a única ocupação que vai ter nos próximos tempos é estar com o filho, Afonso, que acabou de completar 15 meses.
A jornalista da televisão de Queluz diz, ainda, que, por causa processo de abuso sexual de casapianos, chegou mesmo a receber ameaças à sua integridade física: “Foram feitas por um arguido que contou com a colaboração de alguns dos seus familiares. Não vou dizer o nome de uma pessoa que jurou que se ia vingar de mim. A pessoa em questão chegou mesmo ao ponto de, numa altura em que estava grávida, ter mandado alguém atrás de mim para me tirar fotografias.”
Sem se deter, acrescentou: “Nunca cedi a pressões desse tipo. Nunca tive medo de ameaças. Mas não escondo que o que aconteceu, algumas vezes em locais públicos, provocou-me um desgaste emocional muito grande. Num dos meses de mais tensão cheguei a emagrecer onze quilos.”
A concluir, Ana Leal adiantou não saber quando é que retoma funções na redacção da TVI: “Enquanto estiver de baixa só quero pensar no meu filho. Quero estar com ele o mais tempo possível. No entanto, irei estar muito atenta ao julgamento do processo de pedofilia. Espero que a juíza Ana Peres tenha a coragem necessária para condenar a penas efectivas de prisão os verdadeiros culpados dos abusos sexuais de alunos da Casa Pia.”
PERFIL
Jornalista premiada, Ana Leal iniciou a sua carreira no Porto, na Antena 1, de onde transitou para a Rádio Comercial. Entrou para a TVI logo no seu arranque, passou depois pela a RTP e, em 2000, voltou à televisão de Queluz. Desde há dois anos era coordenadora da equipa da Casa Pia, cargo que, no último ano, acumulava com a orientação da Grande Reportagem, funções que abandonou recentemente.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)