Estado norte-americano do Montana pode ser o primeiro a banir por completo a rede social.
O estado norte-americano do Montana (com mais de um milhão de habitantes) pode ser o primeiro, nos EUA, a banir completamente o TikTok e a ação deverá servir como ‘teste’ para medidas semelhantes em outras zonas do país.
O projeto de lei do Montana, que tem o apoio do Congresso estatal controlado pelos republicanos, pretende ser mais abrangente que as proibições atualmente em vigor em quase metade dos estados e Governo federal dos EUA, que proíbem a rede social em dispositivos governamentais.
Em termos práticos, o projeto de lei do Montana visa proibir ‘downloads’ do TikTok em todo Estado (o quarto maior em termos de área dos EUA).
O TikTok continua assim sob apertado escrutínio público e governamental. Em causa está o facto de a rede social ser propriedade da empresa de tecnologia chinesa ByteDance, o que tem despertado a preocupação de poder entregar dados de utilizadores ao Governo chinês ou promover desinformação e propaganda pró-Pequim.
Embora não existam provas, é sabido que, segundo as leis chinesas, as empresas do país estão obrigadas a cooperar com o Governo no trabalho de inteligência do Estado. O aperto ao TikTok está a acontecer um pouco por todo o Mundo.
A Austrália já proibiu a aplicação em dispositivos do Governo e o regulador britânico de proteção de dados multou a rede social em 14,4 milhões de euros por várias infrações.
Por cá, recorde-se, a rede social está a ser alvo de dois processos judiciais, movidos pela organização não governamental Ius Omnibus, que pedem a condenação da plataforma por práticas ilegais e indemnizações que podem chegar a 1,12 mil milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.