page view

Cobras & Lagartos acusada de plágio

João Emanuel Carneiro, autor da telenovela ‘Cobras & Lagartos’, da TV Globo, é acusado de plágio por dois cineastas brasileiros. O personagem em causa, ‘Duda’, já foi entretanto alterado pelo canal, após a denúncia de Walter Salles e Daniela Thomas, autores do filme ‘Linha de Passe’, cujo protagonista foi ‘clonado’.

02 de maio de 2006 às 00:00

‘Duda’, interpretado por Daniel de Oliveira, era um jovem apaixonado por motos e música que, originalmente, tocava flauta transversal. Em Março, cerca de um mês antes da estreia da telenovela, os cineastas contactaram a TV Globo, devido às semelhanças de ‘Duda’ com o personagem de ‘Linha de Passe’, que também tocava flauta transversal. A TV Globo resolveu a questão: regravou sete cenas, substituiu a flauta por um clarinete e transformou ‘Duda’ num motoqueiro que até participa em provas de motociclismo.

Walter Salles, mesmo depois de tomar conhecimento das alterações, mantém a indignação: “O que está feito, está feito. A relação entre um personagem e outro mantém-se. Por isso, vemo-nos obrigados a repensar o nosso filme.”

De acordo com a Imprensa brasileira, João Emanuel Carneiro escreveu a primeira versão do argumento de ‘Linha de Passe’ em 2003, tendo como base a ideia original de Walter Salles. “Foram Daniela e George Moura que desenvolveram o personagem do ‘motoboy’ e o da namorada. Carneiro teve acesso a isso, o que fica provado pelos e-mails trocados entre nós”, afirmou Walter Salles, para justificar que o papel do ‘motoboy’ não existia na versão de Carneiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8