Escolha o Correio da Manhã como "Fonte Preferida"
Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.
O conhecido chef argentino é um espírito inquieto. Autor de ‘Sabores Divinos’, na SIC Mulher, Chakall não pára de “desmistificar” os segredos da cozinha criativa. Só não revela o verdadeiro nome. Mas a personagem que criou tem-lhe valido sucesso para lá das fronteiras. Em breve rumará à China, onde gravará um programa de culinária para um canal britânico.
Qual o seu verdadeiro nome?
Chakall ou El Chakall (risos). Sou como Deus e os cães, só tenho um nome.
Criou uma personagem que é um êxito. A que se deve esse fenómeno?
Estou surpreendido. Até ir aos Açores, recentemente, não tinha noção da popularidade.
Como chegou à SIC Mulher?
Trabalhando (risos). Bom, comecei por ter um restaurante em Lisboa, que foi um sucesso e aí, eu que estava convencido não ter jeito para a cozinha, descobri que até tinha. Depois abri outro restaurante, mas acabei por sair e comecei a dedicar-me só ao catering [a sua empresa tem o mesmo nome que o programa], porque entretanto trabalhava como modelo. Já tinha feito catering na Alemanha e em França, mas na altura não estava totalmente convencido do meu valor.
Acumulava o catering com a profissão de modelo?
Sim, sou modelo da Elite há anos. Como não tenho vergonha... (risos)
E porquê usar turbante?
Fiz uma viagem a África e vim com o turbante. Por acaso comecei a usá-lo só para cozinhar. Se fosse um chef francês usava chapéu de cozinheiro, logo uso o que me apetece.
Como é que começou a cozinhar?
Por questões familiares. É um karma. Cresci numa cozinha - a minha mãe era cozinheira e o meu pai actor - e foi um processo natural. Adoro cozinhar, mas não é uma paixão... Depende dos dias.
Tirou algum curso?
Trabalhei em muitos restaurantes no Mundo inteiro e a curiosidade de jornalista - licenciei-me em Jornalismo em Buenos Aires - levou-me a juntar as bases que conhecia ao observado.
Abandonou o Jornalismo?
Cansei-me. Estava farto da rotina do jornal. Começava a apodrecer, por dentro. Preciso mudar. O lugar muda, tudo varia, o risco é maior.
Nunca o incomodaram por mexer na comida com as mãos?
A mim ninguém diz nada, mas há muita hipocrisia. Ninguém cozinha, em sua casa, com luvas. Eu faço demonstrações, não estou a trabalhar num restaurante.
E a ASAE?
Acho que são correctos, porque fazem o seu trabalho. Eu sou responsável pelo que faço e tive duas situações com eles, e eles tinham razão. Uma delas foi horrível. Fiz o catering para um evento cujo local não tinha condições. Metade da comida foi para o lixo... e nem sequer me pagaram. Vigaristas!
Qual o segredo para uma refeição romântica?
Tudo começa quando a pessoa aceita jantar, depois a música e a luz. O resto vem conforme a proximidade da pessoa. Vou revelar um segredo: quando estava a estudar Jornalismo comecei a cozinhar para conquistar mulheres. Tinha 17 anos. Pedia receitas à minha mãe e cozinhava para as raparigas (risos).
Foi assim que conquistou a sua mulher?
Também. Fiz-lhe bolo de chocolate e um prato vegetariano.
Qual a refeição ideal para receber amigos?
Para os meus amigos faço grelhados argentinos, com muitas saladas e molhos.
A comida é um afrosidíaco?
Tudo o que estimula o intelecto pode ser afrodisíaco. Um dia, em África, deram-me um chá incrível. Melhor que qualquer Viagra.
Gosta de se ver na TV?
Não gosto de ver televisão. Só vejo o meu programa. Antes de ter um ecrã em casa, ia ao café ver futebol. Sou argentino...
EXCLUSIVO
CHEFE EXECUTIVO DA QUINTA DOS FRADES
Aos 36 anos, Chakall não nega um desafio e cozinhar para ele não pode ser só para a televisão. Há cinco meses que abriu um restaurante numa zona nobre de Lisboa. 'Sou o chefe executivo do restaurante Quinta dos Frades, no Lumiar. A apresentação é dia 18 de Setembro. Tenho lá o meu chef, com turbante', brinca.
VIAGEM A ÁFRICA
'ESTIVE UM MÊS NO DESERTO DO SUDÃO'
Diz-se um espírito livre, individualista, com grande atracção pelo risco, o que o levou a África. 'Em dois anos percorri aquele continente de jipe e passei por países em guerra. Estive um mês no deserto do Sudão, solitário, e tirei uma foto a mim próprio na qual pareço um louco', começa por contar Chakall que se diz, ainda, eternamente insatisfeito. 'A felicidade está no meio. Os extremos são suicidas'. Mas, apesar de ser um espírito inquieto, o chef assentou. Conheceu a mulher, actriz alemã, num espectáculo do grupo de teatro Fura Dels Baus. Hoje têm três filhos: Suel, Soluna e Liane. 'Aceitei ser pai como uma dádiva e sou superfeliz por isso. Mas, por vezes, olho o jipe lá fora e questiono: onde está a minha liberdade?'. A viver na Lourinhã - onde reconstruiu uma casa dando-lhe um toque oriental - Chakall diz que se adaptou bem ao País. 'Sou um camaleão', sustenta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.