Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Conselho Geral Independente da RTP emite relatório crítico de avaliação

Relatório, a que o CM teve acesso, exige medidas rápidas e fala em inércia da administração.
João Bénard Garcia e Paulo Abreu 26 de Abril de 2019 às 01:30
António Feijó preside ao CGI e quer que a RTP seja um operador “inovador”
RTP
RTP
António Feijó preside ao CGI e quer que a RTP seja um operador “inovador”
RTP
RTP
António Feijó preside ao CGI e quer que a RTP seja um operador “inovador”
RTP
RTP
O Conselho Geral Independente (CGI) da RTP emitiu um relatório crítico de avaliação intercalar sobre o projeto estratégico da rádio e televisão públicas em 2018, a que o CM teve acesso, no qual aconselha os gestores da casa a introduzirem medidas "rápidas" para transformar a estação num "operador mediático distinto, inovador e de referência".

O órgão, presidido por António Feijó, recomenda uma série de medidas que visam reabilitar a RTP, justificando a sua função de prestador de serviço público e salientando a inércia em relação a "aspetos já referidos em anteriores relatórios".

Quer o CGI que a RTP desenvolva "conteúdos informativos que reflitam a diversidade das várias regiões e territórios do País", que incremente "a emissão de programas generalistas nacionais" e, ainda, que "produza e realize programas pelos serviços regionais da Madeira e dos Açores".

O CGI pede também um esforço para "rejuvenescer alguns dos formatos dos programas de informação, desenvolver jornalismo de investigação e criar uma informação mais ágil e pronta a responder a situações excecionais ou de calamidade pública".

Os responsáveis pelo órgão que fiscaliza a RTP querem que a administração "diversifique mais a programação, tornando-a claramente alternativa aos serviços de programas comerciais".

PORMENORES
Diversificar produtores
O CGI quer que a RTP dinamize "a produção independente, garantindo a diversidade de produtores e de géneros de conteúdos", incrementando "a produção interna de conteúdos de qualidade".

Programas inclusivos
O órgão fiscalizador da estação pública pede que a RTP desenvolva programas que "reflitam uma maior representatividade da sociedade, nomeadamente com maior diversificação ética, geograficamente mais abrangente e com presença das gerações mais jovens."

Comunicação externa
"Melhorar a comunicação externa com vista a uma mais eficaz divulgação de tudo o que é relevante sobre a RTP" é outra das sugestões do CGI.
Açores Conselho Geral Independente CGI RTP António Feijó País economia negócios e finanças media política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)