Exposição mediática dos jovens pode trazer consequências negativas.
Cada vez mais os canais de televisão apostam em formatos com crianças para vencerem a luta de audiências, com programas como Pequenos Gigantes e Masterchef Junior (TVI), Peso Pesado Teen (SIC) e Chef's Academy Kids (RTP 1). Para Eduardo Cintra Torres, crítico de televisão e professor universitário, os jovens "são um dos meios usados pela TV generalista para atrair audiências".
Facto é que a exposição e o esforço a que são obrigadas, programa após programa, poderão levar a consequências negativas. "Quanto menor a exposição das crianças melhor para o seu crescimento psicológico saudável, dado que mesmo uma exposição mediática positiva pode eventualmente ter consequências negativas", salienta o professor universitário.
"Há idades [para aparecer na TV] que podem ser mais complicadas, como a puberdade, tendo por isso uma influência negativa para os jovens", considera a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos. "No fundo, os pais estão a negociar a imagem dos filhos", afirma.
Para Cintra Torres, "o maior risco é o de a exposição mediática correr mal, nomeadamente em direto". Já Ana Vasconcelos alerta para o facto de os pais terem de guiar os filhos "para prevenir certas situações".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.