Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Dona da TVI paga 122,4 milhões

Desde que o grupo espanhol entrou na Media Capital, em 2007, a empresa portuguesa distribuiu mais de 130,5 milhões de euros pelos acionistas.
2 de Maio de 2014 às 17:00
Juan Luís Cebrián é o presidente do grupo Prisa
Juan Luís Cebrián é o presidente do grupo Prisa FOTO: Manuel Moreira
A Prisa vai receber, este ano, quase 9,3 milhões de euros em dividendos pagos pela Media Capital, a dona da TVI, respeitantes ao exercício de 2013. Este valor representa mais de 72% do lucro obtido pelo grupo de media português no ano passado, que foi de 13,7 milhões.

No total, e desde que a Prisa – presidida por Juan Luis Cebrián e que também detém o diário espanhol ‘El País’ – entrou na Media Capital, em 2007, o grupo espanhol já recebeu 122,4 milhões de euros em dividendos, revelam os relatórios e contas da sociedade.

Após a conclusão da compra, a Media Capital adotou uma política de distribuição de dividendos. Em 2008, por exemplo, foram entregues aos acionistas 61 milhões de euros, respeitantes ao exercício de 2007.

A estratégia tem vindo a manter-se desde aí e, no total, a Media Capital entregou aos seus acionistas mais de 130,5 milhões de euros num período de sete anos, sendo que a Prisa, que controla 94,69% do grupo de media, ficou com a maioria deste montante.

O empresário Miguel Pais do Amaral, que recebeu dividendos em dois anos por uma participação de 10% (que já revendeu à Prisa), terá recebido 1,2 milhões de euros. Os restantes 6,9 milhões foram entregues à Caixa de Aforros de Galicia, Vigo, Ourense e Pontevedra, que até ao passado mês de abril detinha 5,05% da Media Capital (a participação passou a ser controlada pelo banco Nova Galicia), e a pequenos acionistas.
televisao media dona tvi prisa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)