Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Dona da TVI paga 130,2 M € à Prisa

Media Capital distribuiu quase 139 milhões de euros a acionistas.
Hugo Real 2 de Março de 2015 às 08:55
Juan Luis Cebrián é presidente do grupo Prisa, que detém a Media Capital
Juan Luis Cebrián é presidente do grupo Prisa, que detém a Media Capital FOTO: Manuel Moreira

Desde que o grupo Prisa entrou na Media Capital, em 2007, a empresa portuguesa de media distribuiu aproximadamente 139 milhões de euros pelos acionistas sob a forma de dividendos. Desse montante, 130,2 milhões foram entregues ao grupo espanhol, revelam os relatórios e contas da sociedade.

Este ano, e de acordo com a proposta da administração da dona da TVI, a empresa espanhola vai receber mais de 7,8 milhões de euros em dividendos, respeitantes a 2014. Já a ABANCA Corporacion Bancaria, que controla 5,05% da Media Capital, ficará com perto de 420 mil euros. O que significa que, no total, os acionistas vão receber mais de 8,2 milhões de euros. Este valor representa cerca de metade do lucro obtido pelo grupo de media português no ano passado, que foi de 16,5 milhões de euros.

Em 2007, após a conclusão da compra pela Prisa – presidida por Juan Luis Cebrián e que também detém o diário espanhol ‘El País’ –, a Media Capital adotou uma política de distribuição de dividendos. Em 2008, por exemplo, foram entregues aos acionistas 61 milhões de euros, respeitantes ao exercício de 2007. A estratégia tem vindo a manter-se desde aí e, no total, a Media Capital entregou aos acionistas quase 139 milhões de euros em oito anos, sendo que a Prisa, que controla 94,69% do grupo de media, ficou com a maioria deste montante.

media capital prisa acionistas milhões dividendos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)