Em Portugal, cada produtora tem a sua própria gestão.
A Endemol e a Shine têm em curso um processo de fusão que irá transformar as duas empresas num gigante internacional que dominará a produção televisiva em Portugal. O Grupo Endemol Shine manterá a divisão para a Península Ibérica, mas, para já, cada uma mantém independente a produção dos respetivos formatos.
A fusão iniciou-se no ano passado, quando a proprietária de 50% da Shine, a 21st Century Fox, acordou com a coproprietária Apollo, empresa detentora da Endemol, avançarem com o negócio.
Em Portugal, as duas empresas são responsáveis por alguns dos formatos de maior audiência, como ‘A Quinta’ ou ‘Casa dos Segredos’ (TVI), no lado da Endemol, e ‘The Voice’ (RTP) ou ‘Masterchef’ (TVI), pela Shine. Significa isto que, além de dominarem a televisão nacional, os respetivos programas chegam mesmo a concorrer entre si pelas audiências, como tem acontecido com os reality shows da TVI e o concurso de talento da RTP 1.
A nível ibérico, a nova empresa nascida da fusão passou a ser gerida por Pilar Blasco, que era diretora-geral da Endemol Espanha. Em Portugal Lurdes Guerreiro mantém-se como diretora-geral da Endemol e a Shine é liderada por Rui Ávila.
O novo grupo de produção engloba agora todas as empresas que a Shine e a Endemol controlam em Espanha e em Portugal, incluindo a Zeppelin, a Gestmusic, a Diagonal TV e a Endemol Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.