Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Ex-diretores da RTP vão para o estrangeiro

Jornalistas estiveram na direção da RTP em 2015 mas saíram em discordância com medidas tomadas.
Duarte Faria 3 de Outubro de 2016 às 12:59
Paulo Dentinho é diretor de informação da RTP
Paulo Dentinho é diretor de informação da RTP FOTO: Pedro Catarino
A direção de informação da RTP já escolheu os três jornalistas que vão ocupar os cargos de correspondentes internacionais que se encontravam em aberto. Rosário Salgueiro será a correspondente em Paris e Duarte Valente (TV) e Andreia Neves (rádio) serão os jornalistas em Bruxelas, confirmou ao CM Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP.

O lugar na capital francesa estava em aberto desde o ano passado, quando Paulo Dentinho voltou a Portugal para assumir a direção de informação. Já o posto na capital belga foi ocupado por António Esteves Martins até junho deste ano. O jornalista saiu para assessorar a Representação Permanente de Portugal na União Europeia, após se ter sentido "desconfortável" com a direção de Paulo Dentinho.

Rosário Salgueiro e Duarte Valente vão assumir as novas funções um ano após terem abandonado os cargos de diretora-adjunta e subdiretor de informação em discordância com medidas tomadas pela direção que integravam, sabe o CM. Além da remuneração-base, os jornalistas da RTP em trabalho permanente no estrangeiro recebem um subsídio por estarem fora do País e despesas de habitação e comunicações pagas.

Ao que o CM apurou, até ao fim do ano a RTP deverá ainda abrir um concurso para correspondente em Washington. Márcia Rodrigues deverá abandonar o cargo após as eleições norte-americanas, em novembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)