Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Futebol continua a ser líder no pequeno ecrã

Portugal-Suíça foi o programa mais visto do ano, com mais de 2,4 milhões de telespectadores.
Duarte Faria 2 de Janeiro de 2018 às 08:40
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
Portugal-Suíça
As transmissões de futebol, especialmente as da seleção nacional, continuam a ser os programas mais vistos da televisão portuguesa. Em 2017, o desporto-rei ocupou doze lugares entre os 20 programas preferidos dos telespectadores nacionais.

O jogo de qualificação para o Mundial de 2018, que opôs Portugal à Suíça (transmitido a 10 de outubro na RTP 1), foi o programa mais visto do ano, com uma média de 2 427 500 telespectadores (51,5% de share), de acordo com os dados da GfK. Seguiu-se o Portugal-Chile, da Taça das Confederações (28 de junho, na RTP 1), que registou 2 390 400 telespectadores (57,4% de share).

Em terceiro lugar ficou a partida Portugal-Hungria, também de qualificação para o próximo Mundial, emitida na RTP 1 a 25 de março. Registou uma audiência média de 2 353 100 telespectadores (49,5% de share). A fechar o top 5 estão ainda o Benfica-Bayern Munique, da Liga dos Campeões (14 de fevereiro, na RTP 1), com 2 157 400 telespectadores, e o jogo de preparação entre Portugal e Suécia (28 de março, na TVI), que foi visto por uma média de 2 134 300 pessoas.

Entre os dez programas mais vistos surge apenas um formato de entretenimento: 'Pesadelo na Cozinha', com o chef Ljubomir Stanisic, que contou com 1 866 200 telespectadores (40,5% de share) na TVI. Fora das transmissões desportivas há ainda a registar a presença das novelas da TVI 'Ouro Verde' e 'A Herdeira'. A primeira surge na 11ª posição com 1 698 100 telespectadores, enquanto a segunda, ainda em exibição, ocupa o 14º lugar com 1 656 400 seguidores.

De resto, vale a pena referir que a RTP 1 é o canal a colocar mais programas entre os mais vistos (11), sendo que os restantes nove pertencem à TVI.

Jogo da Seleção atrai mais de 4 milhões 
Fora desta análise dos programas mais vistos de 2017 ficam as partidas amigáveis disputadas pela seleção portuguesa frente à Arábia Saudita e aos Estados Unidos, a 10 e 14 de novembro, respetivamente, que, tendo sido emitidas por RTP 1, SIC e TVI em simultâneo. Juntas, as duas emissões conquistaram mais de 4 milhões de telespectadores e 50% de share, o que significa que mais de metade dos portugueses que viam televisão naquela altura estavam sintonizados no jogo da selecção nacional.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)