Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Google entrega menos de 5% da sua faturação

Multinacional anunciou atribuição de 1,6 milhões de euros a seis projetos nacionais.
Hugo Real 18 de Novembro de 2016 às 08:29
Gigante tecnológico Google praticamente não paga impostos em Portugal, onde tem um escritório
Gigante tecnológico Google praticamente não paga impostos em Portugal, onde tem um escritório FOTO: Direitos Reservados
A Google, através da Digital News Initiative (DNI), vai atribuir cerca de 1,6 milhões de euros a seis projetos portugueses de jornalismo digital.

Esta foi a segunda ronda de investimento da DNI, que em fevereiro anunciou a entrega de 1,8 milhões a outros seis projetos. No total, são 3,4 milhões de euros (a nível europeu a DNI já atribuiu 51 milhões, distribuídos por 252 projetos), o que significa menos de 5% da faturação que a multinacional alcançou em Portugal no ano passado, onde conseguiu receitas próximas de 70 milhões.

Um valor que representou 49,5% da faturação total do mercado digital português. Isto apesar de a multinacional praticamente não ter presença física em Portugal. A Google conta com um escritório em Lisboa, onde terá menos de dez funcionários.

Além disso, a empresa praticamente não paga impostos em Portugal. Ao CM, em setembro, a Google garantiu que "cumpre as leis fiscais nos países onde está presente". Contudo, não revela quanto pagou de impostos no nosso país.

Apesar disso, assume que da "taxa fiscal global efetiva de 19,3% - 3,3 mil milhões de dólares", a maior parte "foi paga nos EUA, de onde o negócio é originário", acrescentando que "as regras globais significam que as companhias pagam a maioria das taxas corporativas nos seus países de origem".

A Google tem cerca de 60 mil funcionários em todo o Mundo e só no primeiro semestre deste ano obteve receitas de 37,245 mil milhões de euros.
Google Digital News Initiative DNI Portugal Lisboa economia negócios e finanças grandes empresas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)