Estreou-se em televisão na SIC Radical, passou pela NTV, agora RTPN, e há quatro anos que Ana Rita Clara, 30 anos, regressou à estação de Carnaxide, onde tem apresentado diversos formatos. Com ‘SIC ao Vivo’ está a viver a “magia dos directos”
Depois de uma semana de ‘SIC ao Vivo’, qual o feedback?
Está a ser uma experiência única porque ainda não tinha tido o privilégio de fazer um programa ao ar livre, com as pessoas. E depois é um prazer trabalhar com esta equipa fantástica, o Nuno Graciano, a Merche Romero e a restante equipa.
Hoje (sexta-feira) vão estar em que lugar do País?
Se tudo correr bem em Vagos. Comecei em Ponte da Barca, com uma paisagem lindíssima.
Funciona bem este trio?
Muito bem. Já tinha trabalhado com o Nuno, que é um profissional exímio e uma pessoa incrível e a Merche conhecia-a quando estive na RTP.
Identifica-se com o formato?
Muito. Gosto da adrenalina dos directos, de falar com as pessoas. A responsabilidade é enorme e um grande desafio.
E em Setembro vai agarrar ‘Mundo das Mulheres’, na SIC Mulher. Como se sentiu quando surgiu o convite?
Encaro estes projectos como um desafio, uma oportunidade para mostrar o meu trabalho. Considero-me uma apresentadora ou comunicadora versátil, pelo que espero estar à altura da função. Por isso fiquei muito feliz com o convite.
Já tinha pensado que gostava de conduzir este programa?
Sinceramente já tinha pensado no programa enquanto formato com o qual me identificava e identifico. A SIC Mulher é um canal que acompanho, por isso, ao surgir uma oportunidade não podia recusar.
O que espera?
Espero dar o meu máximo, adaptando-me a um registo que é diferente. A sobriedade do programa agrada-me totalmente, é até um pouco semelhante ao que tive na RTPN [XPto], onde conduzi um talk show juvenil, com espaço para a entrevista. O facto de se poder falar calmamente sobre os mais diversos temas é fantástico. Não quero com isto descurar eventos como os festivais ou quaisquer outros formatos com a dinâmica dos directos, mas esta é uma produção em que tudo é mais ponderado e isso também é bom. Espero que esta ligação se prolongue depois.
É esta linha que quer seguir na sua carreira?
Enquanto profissional de televisão o maior desafio é estar num canal [SIC] que tem uma série de ‘braços’ que se encontram depois em projectos diferentes.
Ou seja, se não for na SIC Mulher pode sempre regressar à SIC Radical…
Precisamente [risos]. Esses ‘braços’ do canal permitem experimentar vários registos e evoluir enquanto comunicadora.
Estes ‘braços’ permitem um trabalho ecléctico…
É engraçado que fale nisso. Há dias descobri que é nesse sentido, na versatilidade, que quero conduzir a minha carreira. Acho que é por aí o futuro da comunicação.
Acredita estar à altura do desafio?
A SIC acolhe-me há quatro anos. Tem-me dado a oportunidade de experimentar vários registos, nos quais me sinto bem. No ano passado, por esta altura, estava no ‘Contacto’. Também passei pelo ‘Fátima’ e já apresentei os ‘Globos de Ouro’, as ‘Marchas’, os festivais de Verão… Gosto de trabalhar para diferentes públicos.
Além da TV ainda tem a sua produtora?
Gosto de ter outros projectos na área da comunicação. A DROP é uma empresa de audiovisual e new media. Há anos criámos um canal de TV on-line para um festival de música e tivemos a visita de 18 mil pessoas por dia.
PERFIL
Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho, Ana Rita tem já um vasto currículo na apresentação de programas e eventos na SIC, entre os quais ‘Curto Circuito’, ‘Êxtase’, ‘Extra’, entre outros. Na RTPN conduziu o talk show juvenil ‘Xpto’.
PASSAR TESTEMUNHO: ANAS ASSEGURAM PROGRAMA
Ana Paula Reis conduz ‘Mundo das Mulheres’ até ao final de Julho, antes de passar o testemunho a Ana Rita. “Pelo feedback que me vai chegando penso estar à altura do programa”, diz a psicóloga.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.