page view

Governo contra futebol na RTP

Conselho Geral pronuncia-se após assinatura do contrato de concessão.

21 de novembro de 2014 às 08:30

O Governo discorda da compra de direitos de emissão de jogos de futebol pela RTP, mas não toma posição sobre o assunto, remetendo o tema para o Conselho Geral Independente (CGI), referiu Luís Marques Guedes, ministro da Presidência.

Questionado sobre se o Governo deu aval à RTP para concorrer aos jogos da Liga dos Campeões, o governante falou em "desgovernamentalizar" quanto às orientações que são dadas à estação pública. Ainda assim, Marques Guedes espera que o CGI se pronuncie sobre a matéria, até porque "os dinheiros públicos, do ponto de vista do Governo, não deveriam ser aplicados" na compra de jogos de futebol. Mas o CGI só se pronunciará "após a assinatura do contrato de concessão de serviço público", uma vez que considera que "se trata de matéria de natureza estratégica".

Ao que o CM apurou, a proposta da RTP será de 15 milhões de euros (cinco milhões por época), sendo que o canal não exige exclusividade, ao contrário da TVI. Ou seja, as partidas podem ser emitidas em simultâneo em sinal aberto e fechado.

A administração da RTP, liderada por Alberto da Ponte, confirmou em comunicado ter concorrido, mas com "a mais baixa oferta de sempre", e que o "montante está previsto no orçamento de grelha". Já o Conselho de Redação da RTP mostra "satisfação" perante a "possibilidade do regresso" dos jogos da Liga dos Campeões à estação e "encara essa hipótese como uma demonstração da vitalidade" do serviço público de televisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8