page view

Grok admite publicação de imagens sexualizadas de menores

Rede social de Elon Musk transforma fotos com roupa em fotos em biquíni.

04 de janeiro de 2026 às 01:30

O agente de Inteligência Artificial (IA) da rede social X, Grok, reconheceu, este sábado, que foram publicadas na sua plataforma imagens sexuais de menores utilizando aquela tecnologia – o que constitui um crime – mas garantiu estar a trabalhar num acordo com o governo para evitar ter de enfrentar punição nos Estados Unidos. A resposta do Grok surge após denúncias de vários utilizadores da rede social de Elon Musk: fotografias publicadas originalmente com roupa aparecem, mercê das possibilidades permitidas pela IA, alteradas, o que tem mostrado dezenas de mulheres e crianças em biquíni.

Elon Musk ainda tentou aligeirar o tom da discussão, mostrando-se também ele em biquíni após manipulação da sua imagem pelo Grok, mas em comunicado a empresa admitiu ter “identificado falhas nas salvaguardas” do X e que iria “corrigi-las urgentemente”.

Segundo a Reuters, a rede social X já tinha sido alertada – em agosto do ano passado – para a eventualidade desta ferramenta de IA poder vir a transformar-se “numa máquina de criação de imagens falsas”, mas terá ignorado o aviso.

“É uma atrocidade completamente previsível e que podia e devia ter sido evitada”, disse Tyler Johnston, diretor do Midas Project, entidade regulamentadora da IA.

Mas enquanto se aguarda uma reação do governo norte-americano, o governo francês anunciou já ter apresentado uma queixa junto da Justiça contra a inteligência generativa Grok. Num comunicado, três ministros (da Economia, da Inteligência Artificial e Economia Digital e da Igualdade entre Homens e Mulheres) afirmaram que “nestes últimos dias” o Grok permitiu gerar e divulgar “conteúdos de caráter sexista e sexual, em particular na forma de vídeos falsos (‘deepfakes’) com pessoas, sem o seu consentimento”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8