Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Luís Castro é gestor da RTP 1

Jornalista ocupa cargo na direção de programas desde quinta-feira.
2 de Novembro de 2013 às 17:25
Luís Castro saiu da informação para função na programação
Luís Castro saiu da informação para função na programação FOTO: Pedro Catarino

Luís Castro, ex-subdiretor de informação e antigo coordenador do ‘Telejornal’, ocupa desde quinta-feira o cargo de gestor da RTP 1.

Ao que o CM apurou, esta função surge da necessidade de reforçar a equipa do diretor de programas, Hugo Andrade, e o jornalista foi escolhido por já ter tido função idêntica na RTP Informação. A empresa pública passa também a ter um gestor de emissão para a RTP 2 (Teresa Paixão, responsável pela programação infantil) e a RTP Memória aguarda nomeação.

Luís Castro disse ao CM sentir-se "honrado com o convite" para assumir o novo cargo. "Visa gerir e coordenar a ligação entre as várias áreas da empresa e otimizar o seu funcionamento, portanto, colar peças", explicou Luís Castro. O jornalista admitiu ainda "gostar da mudança" e garantiu ter sido "bem recebido". Mas, ao que o CM apurou, a sua mudança apanhou de surpresa alguns trabalhadores. "Questionamos quais as competências de um jornalista para este cargo", dizem ao CM alguns dos profissionais da área.

A Comissão de Trabalhadores (CT), por seu turno, não poupa críticas à decisão, que considera indecorosa. "A CT não percebe qual a valência do jornalista para o cargo. Para nós, só poderá ter a ver com ‘outras contas’ que estão a celebrar um ano" – alusão ao caso ‘Brutosgate’, que em novembro de 2012 levou à demissão de Nuno Santos da direção de informação, na sequência da polémica cedência de imagens não editadas à PSP de uma manifestação junto à Assembleia da República.

Até ao fecho da edição, não foi possível falar com Luís Marinho, diretor-geral da RTP.

LUÍS CASTRO RTP GSETOR JORNALISTA TELEJORNAL
Ver comentários