page view

MONIZ MEXE NA INFORMAÇÃO

Para já, as novidades arrancam ao início do dia. O ‘Diário da Manhã’ vai deixar de ter entretenimento e o novo ‘Jornal da Uma’ faz regressar à antena Henrique Garcia. José Eduardo Moniz está a estudar mexidas na informação da estação… que vão chegar também ao ‘Jornal Nacional’.

11 de setembro de 2004 às 00:00

“Passados quatro anos do relançamento da informação da TVI, está na altura de perceber o que o público espera de nós, e estamos a estudar algumas alterações à nossa informação.” A garantia é do director-geral da estação, José Eduardo Moniz, que promete, contudo, que a aposta “continuará a ser no jornalismo de proximidade, que fala directamente com as pessoas”.

“Somos a estação mais portuguesa de Portugal e uma referência na informação televisiva. Há quatro anos, em Setembro de 2000, inovámos na cenografia e nos aspectos gráficos, que outros quiseram copiar. Mas trouxemos também diferenças editoriais, que mais ninguém soube imitar”, afirmou na passada terça-feira, durante uma conferência de imprensa, decorrida em Queluz de Baixo e que serviu para apresentar os novos programas da manhã.

Já na próxima segunda-feira, os espectadores vão dar-se conta do regresso do ‘Diário da Manhã’, agora apresentado por Rui Baptista e Leonor Poeiras. “Este formato passará a ser completamente informativo e deixará de existir a componente de entretenimento que a Júlia Pinheiro assegurava antigamente”, explicou Moniz. Sem entretenimento, mas com “informação cor-de-rosa”, como assumiu Moniz. “Vamos dar muita atenção a este segmento da informação, de actualidades mundanas, que será acompanhado pela Leonor Poeiras”, prometeu.

Novidade é também o intercâmbio com a Sport TV, ao abrigo do acordo assinado com o canal de desporto devido às transmissões do futebol. “A informação desportiva no ‘Diário da Manhã’ será assegurada por quem sabe, ou seja, pelos jornalistas da Sport TV, que se dedicam integralmente ao assunto.”

O director-geral acrescentou que “a reformatação do diário deve-se ao “entendimento das necessidades do público”, não escondendo que “numa televisão comercial as audiências são importantes”. Sem nunca assumir o confronto directo com o ‘Bom Dia Portugal’ da RTP 1, José Eduardo Moniz prometeu, todavia, uma “TVI mais competitiva neste horário”.

A aposta informativa é renovada às 13h00, com o novo ‘Jornal da Uma’, que substitui o ‘TVI Jornal’, o jornal da hora do almoço, que nunca se impôs no combate entre o ‘Jornal da Tarde’ (RTP) e o ‘Primeiro Jornal’ (SIC).

“Apostamos no Henrique Garcia, que assim regressa à informação diária e que é uma cara de referência da TVI”, justificou Moniz, acrescentando que o informativo “estará mais de acordo com os interesses da audiência disponível a esta hora do dia, mais presente no interior do País”.

“Não vamos ficar por aqui. Tal como aconteceu há quatro anos, estamos a fazer um grande estudo sobre as necessidades dos portugueses e dos nossos espectadores. E em breve teremos conclusões e poderemos fazer acertos também no ‘Jornal Nacional”, afirmou o jornalista. Moniz manifestou-se, no entanto, pouco preocupado com o decréscimo de audiências do principal informativo da estação. “Quem percebe de televisão ou faz uma análise séria desta questão sabe que, nesta altura do ano, a TVI tem sempre estes problemas, porque desinvestimos na grelha. Temos um orçamento limitado, não nadamos em dinheiro, não temos o Estado a injectar dinheiro sempre que é preciso, nem parceiros internacionais que nos vendam programas a metade do preço, portanto, temos de fazer opções”, concluiu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8