page view

Morreu jornalista Marques de Almeida

Faleceu esta quarta-feira, na sua casa de Lisboa, o jornalista e professor universitário João Marques de Almeida.<br/><br/>

03 de dezembro de 2009 às 18:38

Tinha 70 anos e integrou a equipa que em 1979 fundou o ‘Correio da Manhã’. Natural da Ericeira, Marques de Almeida envolveu-se nas lutas da oposição à ditadura e conheceu a prisão política no Forte de Peniche.

Iniciou a sua carreira de jornalista no matutino ‘O Século’ e escreveu no jornal ‘República’ e na revista ‘Vida Mundial’ antes de se juntar à equipa do ‘Correio da Manhã’, onde assegurava o noticiário internacional. Foi o principal impulsionador do Cenjor-Centro de Formação de Jornalistas, cuja criação acompanhou em 1987 e de que foi director. Nos seus últimos anos de actividade jornalística foi director de Informação da RDP, dedicando-se depois ao ensino universitário e à edição literária.

O corpo, que está desde ontem em câmara ardente na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, segue às 10 horas de amanhã para a Ericeira, de cuja igreja de S. Pedro sairá o funeral, pelas 16 horas. À família enlutada, o ‘Correio da Manhã’ apresenta sentidos pêsames.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8