Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Net ganha terreno aos telemóveis

WhatsApp é das aplicações mais utilizadas para mensagens.
Sandra Rodrigues dos Santos 3 de Abril de 2015 às 08:29
Portugueses que usam mensagens pela internet justificam decisão com o custo dos SMS
Portugueses que usam mensagens pela internet justificam decisão com o custo dos SMS FOTO: Reuters

Os serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, estão a ganhar terreno aos tradicionais SMS. Em Portugal, 34% dos utilizadores de telemóveis inteligentes (smartphones) preferem este meio para trocar mensagens com os seus contactos.

Os dados constam do último Eurobarómetro sobre comunicações eletrónicas, e revelam que 83% dos portugueses têm telemóvel e 15% optam por um smartphone. E é entre estes que cresce o número dos que preferem as aplicações de mensagens aos SMS.

Além do WhatsApp – a terceira aplicação gratuita mais descarregada do iTunes – os portugueses também recorrem ao Viber e ao Skype para trocar mensagens, justificando a opção com o custo dos SMS.

A troca de mensagens nos chamados serviços ‘over the top’ é feita através da ligação à internet, ficando mais barata do que o envio de SMS.

Apesar de usarem a internet para as mensagens, os portugueses não são adeptos da rede para a realização de chamadas telefónicas – permitidas pelo Skype ou Viber. Apenas 9% dos inquiridos afirmaram utilizar este meio para fazer chamadas telefónicas mais baratas.

Cerca de 63% dos portugueses com telemóvel afirmam limitar o uso do mesmo, devido ao preço das chamadas quer entre aparelhos móveis quer para linhas fixas.  

Portugal Skype economia negócios e finanças interesse humano tecnologias de informação telecomunicações
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)