Reviravolta naquele que promete ser um dos negócios mais badalados dos próximos tempos. Gigante do entretenimento diz que proposta da Netflix não é tão benéfica para os acionistas.
O grupo Paramount Skydance apresentou uma proposta hostil de aquisição da Warner Bros. Discovery (WBD), num negócio em dinheiro e que paga 30 dólares (cerca de 25,75 euros ao câmbio atual) por ação. O total da oferta ascende assim aos 108 mil milhões de dólares, cerca de 92,6 mil milhões de euros, pela totalidade da Warner Bros. Discovery.
"A proposta estratégica e financeiramente atrativa da Paramount dá aos acionistas uma alternativa superior à transação com a Netflix, que apresenta um valor inferior e incerto, e expõe os acionistas da WBD a um processo regulatório multijurisdição com um desfecho incerto", lê-se no comunicado no qual a Paramount anuncia a intenção de compra da Warner.
A Paramount revela nesta segunda-feira que submeteu seis propostas de aquisição ao longo de um período de 12 semanas. "A WBD nunca se envolveu de forma significativa com estas propostas", acusa a Paramount. "Avançamos agora com a oferta diretamente aos acionistas da WBD e ao seu conselho de administração, garantindo que têm a oportunidade de seguir esta alternativa claramente superior", lê-se ainda no comunicado.
"Os acionistas da WBD merecem a oportunidade para considerar a nossa oferta superior e toda em dinheiro pelas ações da totalidade da empresa", comentou por seu lado o presidente executivo da Paramount Skydance, David Ellison. Ellison que é filho de Larry Ellison, fundador da Oracle, uma das pessoas mais ricas do mundo e executivo próximo do Presidente dos EUA, Donald Trump, que disse neste fim de semana que o negócio entre a Warner e a Netflix poderia ser um problema.
De recordar que na semana passada a Netflix tinha acordado a compra de grande parte do negócio da Warner Bros. num negócio de 72 mil milhões de dólares.
Segundo a agência de notícias Reuters, a Paramount Skydance fez, desde setembro, várias propostas para adquirir a Warner Bros. Discovery com o objetivo de ganhar escala justamente contra os gigantes do streaming como a Netflix, Amazon e Apple. A oferta do grupo tinha chegado aos 30 dólares por ação por toda a empresa, mas o acordo de venda da WBD acabaria por ser feito com a Netflix, que ofereceu 28 dólares por ação e deixa de fora os canais de televisão do grupo WBD.
Além da Paramount Skydance e da Netflix, também a Comcast terá apresentado propostas pelo negócio da Warner Bros. Discovery.
Segundo a proposta apresentada, a "fusão" da Paramount Skydance com a Warner Bros. permitiria a criação de um "campeão de Hollywood com escala", com a promessa de manter os estúdios de ambas as empresas.
O grupo de entretenimento também usa a cartada dos cinemas, garantindo o lançamento de filmes dos dois grupos nas salas de cinema, o que contrasta assim com o posicionamento maioritariamente digital da Netflix.
O negócio permitiria ainda criar uma empresa de referência em conteúdos desportivos e com direitos de transmissão da NFL, Jogos Olímpicos, UFC, PGA Tour, NHL, NCAA College Basketball e Liga dos Campeões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.