Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Portugueses reatam discussão

Oito personalidades animam o debate que a RTP 1 promove, este domingo, no centenário Teatro Circo de Braga.
19 de Janeiro de 2007 às 00:00
Portugueses reatam discussão
Portugueses reatam discussão FOTO: Natália Ferraz
Conhecidos os dez ‘Grandes Portugueses’ e os respectivos defensores, o programa prossegue este domingo na estação pública com uma nova etapa: o debate. Em Braga, para descentralizar a discussão.
Entre os oito convidados que irão animar o debate em Braga vão estar Luís Adão da Fonseca, historiador, e David Pontes, subdirector do ‘Jornal de Notícias’. Outros seis nomes foram convidados e nessa lista incluem-se o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros José Medeiros Ferreira, o músico Pedro Burmester e Maria Augusta Cruz Lima, historiadora e professora na Universidade do Minho. Entre as hostes femininas estará também uma empresária. Quem volta a marcar presença no debate são os estudantes da Universidade do Minho, que, recorda Maria Elisa, “têm dado imenso apoio ao programa” desde o seu arranque.
Dividida entre os ensaios da próxima edição do programa ‘Grandes Portugueses’ e os contactos que ela mesma não hesita em fazer para recrutar convidados, Maria Elisa não tem mãos a medir. Não conhece o Teatro Circo de Braga, onde o grande debate vai acontecer depois de amanhã, mas pelas fotos que já viu mostra-se muito confiante com a escolha: “O espaço, que foi recentemente recuperado, é maravilhoso para um programa deste tipo.”
OITO PERSONALIDADES CONVIDADAS
PRESENÇAS FEMININAS PROCURAM-SE
Apostada em recrutar mulheres para participar nos ‘Grandes Portugueses’, Maria Elisa, a apresentadora e moderadora do programa, está pessoalmente empenhada em garantir a presença feminina no dia 21. Além da historiadora Maria Augusta Cruz Lima e de uma empresária já contactadas, outros convites aguardam uma resposta positiva.
PEDRO BURMESTER
Durante dez anos foi professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Organizou a programação musical do Porto - Capital Europeia da Cultura, e o projecto Casa da Música.
LUÍS ADÃO DA FONSECA
Historiador e professor na Universidade do Porto. Foi um dos promotores da Convenção do Beato ‘Compromisso Portugal’. Membro da ‘Standing Comitee for the Humanities’ da Fundação Europeia de Ciência.
JOSÉ MEDEIROS FERREIRA
É professor na Universidade Nova de Lisboa e foi o ministro que tutelou a diplomacia portuguesa no I Governo Constitucional. Tem uma vasta obra publicada no âmbito das relações internacionais.
'GRANDES PORTUGUESES'
Canal: RTP 1
Dia: domingo, 21
Hora: 22h30
Formato: debate
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)