page view

PT ganha com revisão de contratos da TDT

Apesar de os custos de cada canal terem descido, operadora receberá mais no fim do ano.

21 de fevereiro de 2017 às 08:39

Apesar da revisão em baixa dos preços dos contratos de distribuição na Televisão Digital Terrestre (TDT), a Portugal Telecom (PT) acabou por sair beneficiada do processo de alargamento da oferta de canais em sinal aberto.

A operadora de telecomunicações responsável pela gestão da rede deverá receber este ano mais 3 milhões de euros. Embora o custo unitário de cada canal tenha baixado em cerca de 500 mil euros, a verdade é que, ao distribuir mais canais, e feitas as contas, a PT acabará por receber um montante mais elevado.

Até ao ano passado, a operadora recebia um total de 12 milhões de euros: 3 milhões por canal (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI), a que se somavam cerca de 400 mil euros pela distribuição da AR TV (Canal Parlamento). Agora vai passar a encaixar 15 milhões de euros: RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, RTP 3 e RTP Memória valem 2,5 milhões cada. Contactada, a PT recusou comentar valores por "obrigações de confidencialidade", mas realçou que, "tendo em conta as alterações no espaço ocupado por cada operador na TDT, foi possível fazer refletir nos preços praticados no âmbito do contrato TDT os ganhos de eficiência que resultaram da otimização do espectro utilizado".

A SIC e a TVI beneficiaram com o alargamento ao verem os custos dos seus canais descer cerca de meio milhão de euros cada. Já a RTP, com mais canais, pagará mais 4 milhões de euros: com dois canais, o custo era de 6 milhões de euros; com quatro, passou para 10 milhões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8