page view

Rafael Mora: PT não tinha de informar o Governo

Rafael Mora, vice-presidente da Ongoing, considera que a Portugal Telecom não tinha necessidade de informar o Governo nem de ter qualquer tipo de autorização para avançar com a compra de uma posição minoritária na Media Capital. <br/><br/><br/>

21 de abril de 2010 às 19:08

Questionado na Comissão de Inquérito, Rafael Mora disse que só teve conhecimento das negociações a 25 de Junho, na reunião do Conselho de Administração da PT, apesar de ter sabido do mesmo no dia 23 do mesmo mês, quando a PT informou a CMVM das conversações.

“O negócio não tinha chegado ao fim. O que se discutiu foi estrita e meramente informativo. Que era um negócio estratégico e que estavam em conversações. Não se falou em montantes ou valores”, disse.

Questionado pelo PCP sobre outras negociações anteriores a esta data, Mora disse que exisitiram outras referências, mas sobre outros negócios e nunca sobre a compra de uma participação na dona da TVI. Referido foi o concurso da Televisão Digital Terrestre (que a PT ganhou), que originou a compra da Reti, rede de difusão da Media Capital, pela PT.

Sobre o interesse da Ongoing na Media Capital, Mora referiu que este não começou no dia 26 de Junho, data em que o Governo comunicou à PT que era contra.

“No dia 26 não anunciámos nenhum interesse. Perante perguntas da Comunicação Social e depois da PT desistir dissemos que tinhamos interesse em analisar. Tendo nós uma estratégia de crescimento na áreea dos media e estando uma posição disponivel... mas dissemos que só estariamos interessados numa participação minoritária com gestão. Porque posição financeira já tinhamos uma (23% da Impresa)”, disse.

Rafael Mora disse mesmo o interesse da Ongoing era já anterior a estas datas, tendo comentado o mesmo a José Eduardo Moniz numa reunião a 19 de Junho. “Falámos de potencialmente entrar na Media Capital. Os rumores [da Prisa querer vender uma participação] começaram há dois ou três anos. O Moniz disse-me 'acho que vão tarde, porque a PT está interessada no negócio'. Fiquei surpeendido porque não sabia de nada”, disse. Mas é normal essas coisas acontecerem.

O administrador não executivo da PT disse mesmo que por três vezes questionaram a PT sobre rumores do interesse da PT na compra da Media Capital. “A primeira foi na altura do concurso da TDT, surgiu o rumor que a PT podia estar interessada na compra da MC e o presidente da Comissão Executiva disse que não, o interesse era na Reti. A segunda vez foi dois ou três meses depois. E uma vez mais voltaram a falar da Reti. Na terceira vez questionamos o Dr. Henrique Granadeiro, no dia 21 ou 22 de Junho (depois da conversa com Moniz), que disse que não fazia a mínima ideia do que estava a falar”.

Rafael Mora disse ainda que caso tivesse concretizado a compra de 35% na Media Capital, a Ongoing não teria necessidade de recorrer à banca, já que “só em caixa tínhamos 110 milhões” (valor da compra era de 121 milhões de euros).

O responsável da Ongoing negou ainda qualquer investimento da PT Prestações na Ongoing para a concretização desta operação. “A PT Prestações investiu nos fundos da Ongoing Internacional”, disse, acrescentando que a relação desta com a Ongoing Strategic (que controla a Ongoing Media)  “é absolutamente nenhuma”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8