Após um ano de ausência, Fernanda Serrano começa a gravar ‘A Bomba’ já em Setembro. Aveiro é o cenário desta telenovela da TVI, cuja estreia está prevista para Novembro.
Fernanda Serrano vai ser a protagonista da próxima telenovela da TVI, escrita por Tozé Martinho e cujo título provisório é ‘A Bomba’. A actriz confirmou à Correio TV que estava “muito contente com este regresso”, adiantando que as gravações arrancam já no final de Setembro, estando a estreia desta nova ficção portuguesa – que deve ser exibida em horário nobre – prevista para o mês de Novembro.
“Este regresso à televisão acontece mesmo na altura certa, pois o início das gravações coincide com o final da digressão da peça ‘Confissões de Mulheres de 30’, que se prolongou por mais um mês do que o inicialmente previsto”, afirmou Fernanda Serrano com um largo sorriso. “Acho sempre bom fazer uma pausa entre cada telenovela, no entanto nunca tinha feito um interregno tão grande como este. Desta vez fiz um intervalo de mais de um ano. Mas aproveitei muito bem este tempo. Num ano, consegui casar, ter um filho e fazer uma peça de teatro com digressão”, acrescentou a actriz. “Acho que foi muito bom, foi um ano muito preenchido”, concluiu. Empenhada profissionalmente, adiantou: “Já tenho saudades do ritmo agitado das gravações das telenovelas”.
Apesar de ser certa como protagonista, a actriz não revelou pormenores sobre o enredo de ‘A Bomba’, mas mostrou-se confiante de que a telenovela “sendo escrita por Tozé Martinho só pode ser muito boa”. “Já sei qual vai ser o meu papel, mas não vou dizer se sou a boazinha ou a má, senão perde todo o interesse. Só adianto que é uma personagem muito interessante”, acabou por confessar. Entretanto, o autor e actor já escreveu cerca de vinte episódios e a novela vai ser gravada entre Aveiro e Lisboa, sendo que grande parte do enredo decorre na cidade conhecida como ‘Veneza portuguesa’.
Esta é, aliás, uma das estratégias da TVI para deslocalizar as suas ficções. O Alentejo, o Algarve, e as cidades da Figueira da Foz e Coimbra já foram cenários de outras telenovelas da estação de Queluz de Baixo, que escolhe mesmo figurantes das próprias regiões onde decorrem as filmagens para as suas produções. Quanto à escolha dos actores para esta nova aposta, a Correio TV sabe que a selecção ainda está a decorrer, mas, para já, há a certeza de que desta vez Tozé Martinho não entra como intérprete na novela da sua autoria. Outro dos nomes de que se fala para ‘A Bomba’ é o da actriz Paula Neves, a inesquecível protagonista de ‘Anjo Selvagem’. Considerada uma das actrizes mais talentosas da sua geração, Fernanda Serrano não tem hesitado em mudar de visual para vestir a pele das diferentes personagens que ao longo dos anos tem assumido no pequeno ecrã.
Quando protagonizou a prostituta Anabela, em ‘Amanhecer’, percorreu alguns locais onde é habitual a prática de prostituição. Mas um dos seus papéis mais marcantes foi, sem dúvida alguma, na telenovela ‘Queridas Feras’ (TVI, 2004), em que assumiu a personagem de Mónica, uma arquitecta que sofria de cancro na mama. A actriz quis sentir na pele o drama da doença, que afecta milhares de mulheres, e fez questão de rapar o cabelo para melhor se aproximar dessa realidade. Na altura, Fernanda Serrano confessou à Correio TV que teve necessidade de conhecer de perto a realidade das mulheres que passaram por esse drama: “Infelizmente, existem bastantes casos de pessoas (e algumas que me são bastante próximas) que passaram por esta situação em concreto. A fórmula que pensei ser a melhor para não defraudar qualquer expectativa foi mesmo recolher toda a informação possível junto de médicos especialistas e estar, falar e conhecer essas pessoas que enfrentaram com sucesso esta luta”.
Depois desse trabalho, Fernanda Serrano afastou-se um tempo para recuperar energias. Casou, sofreu de perto a infelicidade de perder o sogro e ver a sogra incapacitada, devido a um acidente de viação, e foi mãe. Já em 2005, chegou a ser convidada para integrar o elenco do actual sucesso da TVI, ‘Ninguém como Tu’, mas a maternidade impediu-a de aceitar. Ainda assim, não poupa elogios à protagonista desta novela escrita por Rui Vilhena. “Para mim, a Alexandra Lencastre é uma das melhores actrizes portuguesas e nesta telenovela vê-se claramente a qualidade do trabalho dela. Não há uma cena da Alexandra Lencastre que não esteja perfeita”, afirma, com convicção.
Casada com Pedro Miguel Ramos, de quem tem um filho, Santiago, que nasceu em Março último, Fernanda Serrano destaca que o apoio do marido – que neste momento apresenta o programa ‘Noites de Verão - O Melhor da Nossa Terra’ na RTP1 – é essencial para a sua carreira e para o seu bem-estar emocional. “Nós apoiamo-nos muito um ao outro, consultamo-nos para tudo, a opinião do Pedro é fundamental para todas as decisões que eu possa tomar e vice-versa. Somos muito companheiros, muito cúmplices e preocupamo-nos com a vida e a carreira um do outro. Depois amamo-nos muito, o que é suficiente”, contou a actriz.
Em breve, quando começarem as gravações da telenovela ‘A Bomba’, Fernanda Serrano vai ser obrigada a viajar entre Lisboa e Aveiro, mas a distância não parece assustá-la. Afinal, já durante a representação da peça ‘Confissões de Mulheres de 30’, que interpretou ao lado de Maria Henrique e Ana Brito e Cunha (que entrou em substituição de Margarida Marinho), a actriz foi obrigada a percorrer quase todo o País. “Conciliamos as nossas vidas agitadas com muito jeitinho, com uma capacidade de organização muito grande e muita vontade de desfrutar todos os momentos. Nós tentamos estar o máximo de tempo juntos e quando não podemos estar em casa, em lazer, estamos juntos no trabalho”, declarou, referindo-se à cumplicidade que a une a Pedro Miguel Ramos. O casal é um exemplo de como a boa gestão do tempo é sempre possível.
DA ESTREIA AO ÊXITO NA TELEVISÃO
Oriunda do mundo da moda, Fernanda Serrano é um caso de sucesso na representação. Estreou-se na apresentação do programa de variedades ‘Noite de Reis’, na RTP, a que se seguiu ‘Olhó Vídeo’, na TVI. Mas foi em ‘A Grande Aposta’ (RTP/1997), telenovela de Tozé Martinho, que se estreou como actriz e revelou todo o seu talento. Seguiram-se as telenovelas ‘Os Lobos’ (RTP/1998), ‘Filha do Mar’ (TVI/2001), que alcançou uma audiência de 17,2% e um share de 48,1%, ‘Amanhecer’ (TVI/2002, com uma audiência de 12,2% e 40,7% de share) e ‘Queridas Feras’ (TVI/2003, 11,6 % de audiência e 40,3% de share). Fernanda Serrano interpretou também a Luísa em ‘O Conde de Abranhos’.
ADMIRADOR Nº 1 DE FERNANDA
Pedro Miguel Ramos, apresentador e empresário, não poupa elogios à mulher, com quem casou há um ano. “Admiro tudo na Fernanda. Ela não só é uma boa profissional, que é muito empenhada, mas também é uma excelente pessoa”. O apoio entre o casal é constante e mútuo, e o empresário da cadeia ‘Amo-te’ faz questão de acompanhar cada passo da carreira de Fernanda Serrano.
"VOU LEVAR O SANTIAGO COMIGO"
Fernanda Serrano não consegue estar muito tempo longe do filho, por isso quer levar o pequeno Santiago, de apenas cinco meses e meio, para as gravações da nova telenovela. “Experimentei levar o meu filho para a digressão da peça ‘Confissões de Mulheres de 30’ e correu muito bem”, diz. “Além disso, tenho o apoio da minha mãe, que me acompanha para todo o lado. Foi muito bom, porque quando acabava a peça, podia logo ir ‘namorar’ com ele”, revela. Apesar do ritmo das novelas obrigar a filmagens diárias de sete horas, a actriz vai arriscar. “Vou levar o Santiago comigo. Como ele é muito calmo julgo que vai correr tudo bem, mas eu também não aguentava ficar tanto tempo longe dele”.
Natural de Estremoz, Fernanda Serrano nasceu em 1973 e estreou-se como manequim com apenas 15 anos. Ainda ligada ao mundo da moda, começou uma carreira de representação na televisão e no cinema. Destacou-se nas telenovelas ‘Filha do Mar’ (TVI/2001), ‘Amanhecer’ (TVI/2002), e ‘Queridas Feras’ (TVI/2003).
No cinema, salienta-se a participação da actriz nos filmes portugueses ‘Jaime’, de António-Pedro Vasconcelos e ‘Teorema de Pitágoras’, de Leonel Vieira. É casada com Pedro Miguel Ramos e mãe de Santiago, de cinco meses e meio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.