page view

RTP espera ‘encaixe’ extra de 16,3 milhões de euros

No ano passado, a empresa recebeu 10,4 milhões em duas operações de aumentos de capital.

02 de maio de 2018 às 01:30

Depois de no ano passado ter recebido do Estado 10,4 milhões de euros em duas operações de aumentos de capital (6,7 milhões de euros realizados em fevereiro e mais 3,7 milhões no final de dezembro), a RTP espera este ano ter mais um ‘encaixe’ extra, desta vez de 16,3 milhões de euros. A operação será feita, novamente, através do recurso a um (ou a vários) aumento de capital.

Esta informação consta do Plano de Atividades da empresa que, nesse documento, refere que estes valores dizem respeito ao "subfinanciamento do serviço público até 2003 de 26,69 milhões de euros, valor sancionado pela Direção-Geral de Concorrência da Comissão Europeia nas suas decisões de 2006 e 2011".

Ou seja, depois do pagamento de 10,4 milhões em 2017, estão agora em falta 16,3 milhões, que, inclusive, já têm o seu destino definido.

No seu Plano de Atividades, a RTP adianta que este montante se destina "a financiar a dívida de médio e longo prazo e a financiar o esforço de investimento necessário para fazer face ao evento Festival Eurovisão, dada a situação de obsolescência tecnológica da RTP em várias áreas". O documento conclui mesmo que a "opção tomada assegura o equilíbrio financeiro da empresa".

O CM questionou o Ministério das Finanças sobre se estes aumentos de capital já foram aprovados e, se sim, quando é que serão efetuados. Contudo, e apesar de várias tentativas, o gabinete liderado por Mário Centeno optou por ficar em silêncio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8