page view

RTP quer 26,7 milhões via aumento de capital

Grupo diz que valor se refere a dívida do Estado, anterior a 2003.

04 de fevereiro de 2016 às 11:16

A RTP pretende que o Estado injete este ano na empresa 26,69 milhões de euros via aumento de capital. A informação consta do Plano de Atividades e Orçamento (PAO) do grupo público para 2016.

No documento, ao qual o CM teve acesso, pode ler-se que com esta operação a empresa pretende "regularizar o valor remanescente da dívida do Estado para com a RTP relativa ao período anterior a 2003 [valor de dívida sancionado pela Direção Geral de Concorrência da Comissão Europeia nas decisões de 2006 e 2011]". Assim, adianta a RTP no PAO, "irá desenvolver esforços no sentido de obter um aumento de capital de 26,69 milhões de euros em 2016".

Contactado pelo CM, o Ministério da Cultura, que tem a tutela política da RTP, esclareceu apenas que "está a par desta intenção da RTP, já que o PAO é um documento público". Até ao fecho deste edição não foi possível obter um comentário do Ministério das Finanças, que tem a tutela económica do grupo. De referir ainda que, no mesmo documento, a RTP volta a referir a questão do arquivo audiovisual. A intenção, já "proposta superiormente", passa pela "conversão do respetivo empréstimo em Capital Social da RTP". De recordar que em 2011 o Executivo pagou, sob a forma de adiantamento, 150 milhões de euros para a aquisição deste acervo. Contudo, cinco anos depois, o arquivo continua a pertencer à RTP, que quer ficar com o ativo e passar os 150 milhões para o seu capital social.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8